
Pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista A3, o EC São Bernardo foi ao Estádio Municipal Francisco Marques Figueira enfrentar o União Suzano e perdeu por 2 a 1. Com gols de Reinaldo e Jarles para a equipe da casa, e Caiuby de pênalti para o Cachorrão, o resultado complica a situação do time do ABC na tabela que, a depender de resultados, corre risco de rebaixamento para a Série A4.
Apesar de improvável, com a derrota diante do União Suzano, o EC São Bernardo acende alerta para o possível rebaixamento no Paulistão. Para isso ocorrer, uma sucessão de resultados na última rodada do campeonato determina o futuro da equipe.
Caso o Cachorrão ao menos empate com o Itapirense, último adversário da 15ª rodada do Paulistão, o time garante a permanência na Série A3 no mínimo na 14ª posição da tabela. Se perder, precisa torcer pela derrota ou empate dos times Lemense e Bandeirante de Birigui, além da derrota do XV de Jaú, que ocupa a penúltima posição. A equipe de Jaú não pode vencer por cinco gols ou mais, pois em caso de derrota do EC São Bernardo, ultrapassa pelo saldo de gols.
No encerramento da primeira fase do Paulistão A3, o Cachorrão recebe o Itapirense no Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, em Mogi das Cruzes, no dia 15 de março (sábado), às 15h.