
A Praça Central da Vila do Doce, em Ribeirão Pires, celebrou o Dia Internacional da Mulher, neste sábado (08/0), com aulão de ginástica, apresentações de dança e música, prestação de serviços da saúde e assistência social e doação de mudas, além de edições extras do Varal Solidário e do Tigela Cheia que atraíram o público para o Centro.
Alongamento e atividades de danças e de esporte foram oferecidos pela Emarp (Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires) e por professoras da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer. O Fundo Social de Solidariedade disponibilizou o Varal Solidário, que ofertou peças de roupa gratuitamente às mulheres durante o evento.
A ação também visou conscientizar sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com a demonstração do aplicativo ANA, do trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Mulheres, voltada ao atendimento de moradoras em situação de violência, e do projeto Girassol, uma iniciativa do Ministério Público de SP, OAB de Ribeirão Pires e Coordenadoria de Mulheres.
O evento contou com edição extra do Tigela Cheia, com troca de garrafas PET por ração. Todo o material coletado é encaminhado para a Cooperpires, cooperativa responsável pela reciclagem, contribuindo para a redução da poluição e a conscientização ambiental. A ocasião também marcou a prestação de homenagem às garis da Zeladoria e Manutenção Urbana e às funcionárias da Cooperpires, cooperativa de catadores de material reciclável de Ribeirão Pires.
Durante a atividade, a Secretaria de Saúde, reforçou as ações de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis, com disponibilização de preservativos masculinos, femininos e gel. Também foram entregues vales-mamografia com agendamento no Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher). Ainda entre os serviços gratuitos do município ofertados na Vila do Doce houve orientação sobre cursos e vagas de emprego.