
A Praça da Cidadania de Mauá foi tomada por emoção e reflexão no sábado (08/3), no Dia Internacional da Mulher. A ação, reuniu autoridades, movimentos sociais e a comunidade para reforçar a importância da igualdade de direitos e do fortalecimento das políticas públicas para as mulheres. Na praça, inaugurada em dezembro, no Jardim Eden, foram promovidas atividades culturais, esportivas e também de orientação às mulheres.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Fernanda Oliveira, destacou a necessidade de ampliar direitos e iniciativas como a criação do programa que deve distribuir itens de higiene gratuitamente às mulheres atendidas pelos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Beneficiárias do Bolsa Família e mulheres em situação de vulnerabilidade serão as principais contempladas. “Mais do que um gesto, é um compromisso com a dignidade feminina”, afirmou Fernanda.
A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Cida Maia, ressaltou o impacto do programa Viva Maria, que oferece acolhimento e suporte a vítimas de violência de gênero. “Nosso compromisso é garantir mais proteção, oportunidades e dignidade para todas as mulheres”, reforçou.
O prefeito Marcelo Oliveira elogiou o trabalho da Patrulha Maria da Penha na proteção das mulheres vítimas de violência e enfatizou a parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. Além disso, participou da Ginástica do Viver Bem, ao incentivar hábitos saudáveis. “Essa união tem sido fundamental na proteção das mulheres vítimas de violência e feito a diferença na retomada da qualidade de vida de muitas delas”, disse.
Neste domingo (9), Mauá lançou a campanha “Feminicídio Zero – Nenhuma Violência contra a mulher deve ser tolerada”, no Campo do Itapeva, durante a abertura da Divisão Especial da Liga Mauaense de Futebol. A iniciativa busca sensibilizar a população, promovendo a igualdade e o respeito. A mobilização envolve esportistas, lideranças comunitárias e autoridades.