
Uma cena inusitada surpreendeu moradores do bairro Utinga, em Santo André. Dois cavalos soltos foram flagrados perambulando pela rua Sidnei, colocando em risco a segurança de pedestres e motoristas que trafegavam pela região.
Eliel Queiroz Barros, de 43 anos, foi um dos moradores que registrou o momento e afirmou que essa não é a primeira vez que a situação ocorre. “Provavelmente são animais da Vila Industrial, que faz divisa com Utinga. Há pessoas que criam cavalos e os deixam soltos. Inclusive, já aconteceu de vacas passarem em grupo por aqui”, relata.
Em nota, a Prefeitura informou que o Departamento de Bem-Estar e Proteção Animal esteve no local nesta quarta-feira (12/03), mas não conseguiu localizar os cavalos. A equipe seguirá monitorando a situação para tentar encontrar os animais e identificar o tutor. Munícipes que presenciarem situações semelhantes podem denunciar pelo telefone 0800 019 1944 ou pelo aplicativo Colab.
Atualmente, a Lei n.º 9.605/1998 considera o abandono e os maus-tratos a animais crimes passíveis de sanções penais e administrativas. O abandono de animais em vias públicas é tratado como crime ambiental, sujeito a punições que incluem prisão, multa e perda da guarda do animal.