
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Polícia Civil, interditou nesta quarta-feira (12/03), um comércio de sucata que funcionava ilegalmente na rua Quatorze de Junho, no Jardim Santo André.
O proprietário recolhia materiais junto à avenida Firestone, no bairro Casa Branca. A atividade nesse local gerava concentração de catadores de materiais recicláveis e moradores em situação de rua, que comercializavam a sucata. De acordo com a investigação das equipes, moradores em situação de rua e catadores vendiam os materiais sob coação, para esse único comprador.
Além disso, a atividade irregular gerava acúmulo de resíduos nas calçadas e nas ruas do entorno, provocando diversas reclamações por parte da população. Após averiguação da fiscalização ambiental do Semasa, foi detectado que o proprietário do espaço operava o transbordo dos materiais em um terreno público invadido, localizado na interseção da rua Quatorze de Fevereiro com a avenida Primeiro de Dezembro, no Jardim Santo André.
A abordagem das equipes ocorreu nesta quarta-feira (12/03), quando o caminhão utilizado pelo proprietário, que também estava em situação irregular, foi identificado e denunciado ao Semasa de forma anônima. O veículo foi apreendido pela Guarda Civil Municipal. O Semasa autuou o proprietário pela disposição irregular dos resíduos na via e no passeio, e pelo comércio de sucata no Jardim Santo André.
No Jardim Santo André, a Polícia Civil foi acionada para proceder com a perícia e todos os materiais serão apreendidos e destruídos pela autarquia, por representarem risco à saúde pública, conforme a Lei Municipal 7.733/1998 e o Decreto Municipal 14.300/1999.