O Dia do Consumidor é celebrado no próximo sábado (15/03). Visando a melhora da orientação dos consumidores e fornecedores, o Procon Diadema criou um planejamento para o retorno das fiscalizações na cidade e o aumento da orientação dos consumidores. Ao RDtv desta quinta-feira (13/03), a secretária de Assuntos Jurídicos, Denise Ventrici, aponta que um dos principais pontos que são alvos da entidade são os superendividados.
A retomada do Núcleo de Atendimento dos Superendividados é um dos focos do Procon para este ano. A ideia é fortalecer a questão do consumo consciente como uma das formas de evitar problemas nesta relação entre consumidores e fornecedores.
“O Procon de Diadema vem tratando nos últimos anos sobre o consumo consciente, de informar não apenas o consumidor sobre seus direitos, mas também o fornecedor. O Procon de Diadema tem atuado nos mais diversos seguimentos como compras online e até mesmo na questão da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).”, explica a secretária.

Entre os principais problemas vistos pelo Procon estão as vendas casadas, as fraudes bancárias, a venda de cursos e/ou serviços em que a pessoa é convidada a conhecer e acabam obrigadas a pagar algum tipo de valor, e as insistentes ligações para aposentados sobre crédito consignado ou outro tipo de produto financeiro.
Outro foco é dar maior força para o trabalho do Procon. A diferença dos dados de atendimento em 2024 com os primeiros 70 dias de 2025 apontaram para o Município a necessidade de mudanças. No ano passado inteiro foram abertos 417 CIPs (Cartas de Informação Preliminares, documentos emitidos nos casos em que não há resolução amigável logo após as primeiras tentativas do Procon). Neste ano foram 623 CIPs abertas na cidade.
Para a secretária, até o ano passado boa parte das pessoas atendidas eram orientadas a procurar o Juizado Especial para tratar de sua denúncia. A nova orientação é que o Procon possa fazer o primeiro contato para tentar solucionar tal situação, e em caso de não resolução, o Juizado é procurado para tal.