
A série “A República”, que estreia em 1º de abril no YouTube com episódios semanais, acompanha as aventuras de três jovens universitários que precisam aprender a conviver em uma república estudantil. Criada por André Milano, especialista em manipulação de bonecos, a produção combina comédia e um formato inusitado de live-action com personagens manipulados.
Com oito episódios de aproximadamente 13 minutos, “A República” narra o dia a dia de Ludi, Ramone e Serginho, três estudantes com perfis completamente diferentes que dividem o mesmo teto. Ludi, um jovem milionário, busca sentido na vida enquanto estuda filosofia; Ramone, um roqueiro frustrado, cursa direito para agradar a mãe; e Serginho, um interiorano esforçado, sonha em ser o primeiro da família a se formar.
André Milano, que trabalha com bonecos por mais de 20 anos, assegura que o importante não é fazer uma ótima produção com bonecos, mas fazer uma ótima produção. “As pessoas vão gostar se tiver um roteiro incrível e ótima atuação. Precisa ser engraçado e se identificar diretamente com as pessoas, independente se tem bonecos. Se atingirmos esse objetivo, os bonecos se tornam um bônus, contribuindo com sua insanidade e suas formas de extrapolar a realidade”, diz.
A produção tem como protagonistas bonecos manipulados, enquanto os coadjuvantes são majoritariamente interpretados por atores humanos. Convidados especiais, como os comediantes Oscar Filho, Warley Santana, Maurício de Barros, Adriano Silva e Allan Benatti participam de episódios pontuais. O criador, André Milano, trazem sua experiência de produções, como “Cocoricó” e “Vila Sésamo”, enquanto o roteiro é liderado por Léo Delvage, roteirista de programas como “Legendários” e “Tá Certo?”.
Além de André Milano, a série conta com manipuladores com experiência em tv e publicidade, como Paulo Henrique, Falcon Mantovani, Thais Carvalho, Sandro Gattone, Evelin Cristina e José Nilson. Aline Vasc, produtora executiva da série, utiliza também seu talento musical ao compor músicas interpretadas pelos personagens e que serão lançadas nas redes sociais.
A trilha sonora da série ficará a cargo de Ivan Busic, baterista da banda de rock Dr. Sin, traz um toque musical único para acompanhar as aventuras dos personagens.
Os episódios abordam situações cotidianas com humor, como festas descontroladas, empregos inusitados e conflitos pessoais. Em meio às trapalhadas, a série explora temas como diversidade cultural, convivência e superação de desafios no cotidiano dos jovens.
Além de divertir, “A República” também pretende provocar reflexões sobre a necessidade de convivência entre pessoas de diferentes origens e perspectivas. A trama destaca como, apesar das diferenças, é possível encontrar pontos em comum e crescer juntos, mostrando que a experiência acadêmica vai além dos estudos, sendo um espaço para aprendizado humano e amadurecimento.