
O Água Santa anunciou na tarde desta sexta-feira (14/03) o ex-goleiro Sérgio Guedes como novo treinador da equipe profissional para o início do Brasileirão Série D. Com passagem pelo clube entre 2020 e 2022, quando foi vice-campeão da Série A2 do Paulistão, o treinador retorna ao comando da equipe de Diadema, que busca se recuperar na temporada.
A equipe começou o ano sob o comando do técnico Pintado, mas o desempenho foi insuficiente, e o Netuno acabou rebaixado para a Série A2 do Campeonato Paulista. Agora, sob o comando de Guedes, o clube mira o campeonato nacional, onde busca um inédito acesso para a Série C.
“É uma grande satisfação retornar para um clube onde fomos felizes, onde tenho boas lembranças e uma boa relação, o que acredito ser recíproco. Vamos fazer um trabalho dentro daquilo que temos como linha de conduta para que possamos fazer um campeonato seguro, firme, mas com desejos e sonhos bem reais”, afirmou o novo treinador.
Durante sua primeira passagem pelo clube, Sérgio Guedes comandou o Água Santa em 40 partidas, com 14 vitórias, 16 empates e 10 derrotas, obtendo um aproveitamento de 51,66% em 18 meses.
Em 2021, o elenco comandado por Sérgio Guedes terminou a primeira fase da Série A2 do Campeonato Paulista de forma invicta. Classificando-se para o mata-mata na segunda colocação geral, o Água Santa teve um ótimo desempenho, com oito vitórias e sete empates. No caminho até a grande final, o Netuno eliminou Portuguesa e Rio Claro, respectivamente.
“O torcedor pode esperar um time competitivo, guerreiro. Eu imagino que a competição (Série D) pede isso. É um campeonato onde é necessário ter entendimento do jogo, saber administrá-lo, saber vivê-lo, e contratar jogadores para isso. A nossa prioridade é aquilo que o clube vê como projeto, fazer um bom campeonato que possibilite que sonhemos com coisas boas”, afirmou Sérgio.
Carreira
Além do Água Santa, Sérgio Guedes tem uma longa passagem como técnico por equipes do ABC. O ex-arqueiro já comandou o EC Santo André, entre dezembro de 2008 e julho de 2009, e o AD São Caetano em três oportunidades: de maio a setembro de 2009, de maio a agosto de 2012 e de agosto a outubro de 2013.
O comandante também já passou por equipes conhecidas como Bahia, Sport, Portuguesa e Ponte Preta. Ele estava à frente do Grêmio Prudente na Série A2 do Paulistão, onde a equipe terminou a primeira fase na nona posição, abaixo do EC Santo André, a um ponto da oitava colocação, que daria direito à classificação para o mata-mata.
Como jogador, Sérgio Guedes teve uma carreira longa, passando por várias equipes. O goleiro começou sua trajetória na Ponte Preta em 1984 e acumulou passagens por times de expressão como Santos, Goiás, Cruzeiro, Internacional, Botafogo-SP, Coritiba, até encerrar sua carreira aos 41 anos, na Portuguesa Santista, em 2003.
Série D
Com início programado para o começo de abril, o Campeonato Brasileiro Série D está prestes a começar. A CBF realizou no último dia 27 de fevereiro o sorteio dos grupos da competição. O Água Santa foi incluído no Grupo A-6, onde enfrentará Rio Branco (ES), Porto Vitória (ES), Nova Iguaçu (RJ), Boavista (RJ), Pouso Alegre (MG), Maricá (RJ) e Portuguesa (SP). Vale lembrar que, na Série D, os grupos são regionalizados para facilitar a locomoção entre as equipes.
O Netuno é o único representante do ABC na competição. Apesar do rebaixamento no Campeonato Paulista, o clube se manteve na Série D por ter conquistado a classificação para a segunda fase da competição na edição anterior. Já o EC Santo André, infelizmente, não conseguiu se classificar para a fase seguinte da Série D em 2024, após perder justamente para o Água Santa. Com o rebaixamento no Paulistão, o time ficou de fora da Série D de 2025.
Agora, o Água Santa tem a missão de representar a região em busca de um desempenho sólido no campeonato nacional, enquanto tenta se reerguer após uma temporada difícil no cenário estadual. O primeiro jogo da equipe está marcado para o dia 12 de abril, contra o Pouso Alegre em casa, o confronto ainda pode sofrer alterações.