
São Bernardo registra nesta segunda-feira (17/03) novo avanço na modernização do transporte público com a entrega de 15 novos ônibus municipais, que garantirá mais eficiência, segurança e conforto para os passageiros. A iniciativa faz parte do compromisso de renovação da frota, que prevê a chegada de 100 novos veículos até o final de 2025. A entrega oficial dos coletivos ocorreu no Terminal de Passagem, na estrada dos Alvarengas.
Os novos ônibus contam com ar-condicionado, tomadas USB, janelas com vidros fumê para maior proteção solar e câmeras de monitoramento 24 horas. Os veículos vão reforçar a operação da Linha 08, que interliga o bairro Jardim Santo Ignácio (região do Independência) ao Parque Selecta (Montanhão).
Expansão
A renovação da frota municipal segue um planejamento estratégico, que inclui a substituição de veículos antigos por modelos mais modernos e tecnológicos. Além dos 15 ônibus já entregues nesta segunda-feira, outros 20 novos veículos estão previstos no mês de abril, como parte do compromisso firmado para os primeiros 100 dias da atual gestão.
Os 15 ônibus recém-chegados já estão em circulação na Linha 08, mas estudos estão em andamento para a criação de novas linhas e ajustes em trajetos, garantindo maior fluidez ao transporte coletivo.
Investimento na mobilidade
Dentro do cronograma de modernização está prevista a instalação de 52 novos abrigos até o dia 9 de junho, com um total de 31 pontos beneficiados até esta data e expansão gradual ao longo do ano. Os novos abrigos contam com um layout moderno, espaço acessível para Pessoas com Deficiência (PCDs), painel informativo sobre linhas e QR Code para acesso rápido ao aplicativo de atualização dos horários de ônibus. Além disso, dez destes pontos contarão com o Mupi (Mobiliário Urbano Para Informação) de informações e publicidade.
O município deu início à implantação de internet gratuita em dez pontos de ônibus estratégicos da cidade, com planejamento para expandir a cobertura gradualmente para outras localidades. Além disso, já foi iniciado um estudo para otimização das linhas, onde técnicos da Prefeitura conduzem estratégias para tornar o sistema de transporte mais ágil, eficiente, pontual e seguro para os passageiros.