Ribeirão Pires completa 71 anos de sua emancipação nesta quarta-feira (19/03). E nos últimos anos uma de suas principais novidades foi a entrega do novo hospital municipal, que ainda segue em processo de abertura de novas alas. Ao RDtv, o secretário municipal de Saúde Clovis Volpi revelou estudos para a contratação de novos especialistas para ampliar os serviços médicos que são oferecidos neste equipamento.
Segundo Clovis, o prefeito Guto Volpi (PL) pediu que estudos financeiros fossem realizados para a contratação de especialistas para os exames de ecocardiograma, ultrassom com doppler e otorrinolaringologia. Os dois primeiros contam com os equipamentos, a terceira especialidade ainda necessita da compra de alguns equipamentos para ficar disponível. O secretário aponta que em 90 dias haverá a contratação destes profissionais.
Em relação ao hospital como um todo, Volpi revela que a parte clínica está funcionando plenamente. A maternidade teve sua obra entregue recentemente e agora aguarda a finalização da montagem duas salas cirúrgicas. Ainda faltam dois equipamentos eletrônicos, sendo que um virá a partir de uma doação, mas que ainda serão necessários 45 dias para sua entrega. Além disso, o equipamento consegue fazer procedimentos de baixo risco, mas a cidade ainda busca junto ao Governo do Estado verbas para conseguir realizar outras ações.

“Se ele (secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva) vier ver o que nós construímos, possivelmente ele nos ajudará com algum recurso financeiro para fazer, por exemplo, cirurgias de médio risco. O Estado precisa me permitir comprar os equipamentos ou alugar, mas ele precisa me ajudar com alguns recursos financeiros para custear a mão de obra e os insumos destas cirurgias.”, diz Clovis Volpi.
Saúde da Mulher
Outro equipamento relatado por Volpi é o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). O secretário aponta que em 2024 foram realizados 8.427 procedimentos neste equipamento inaugurado em 2022. Desde a inauguração foram mais de 8 mil mamografias, o que segundo o secretário está evitando a lista de espera. Um tomógrafo foi instalado e outro seguirá para o novo hospital municipal.
Mas o que chama a atenção na cidade é o processo de planejamento familiar. Clovis Volpi revela que até pouco tempo a média de partos na cidade alcançava os 120 mensais. Atualmente a média é de 45 partos mensais. Por outro lado, os procedimentos de vasectomia e laqueadura que tinham média de um ou dois por semana, aumentaram para 15 procedimentos por semana na cidade.