
Usuários da linha 285, que liga São Bernardo a São Mateus, têm enfrentado problemas frequentes com atrasos, superlotação e o valor da passagem. Segundo relatos, os ônibus, que normalmente têm um intervalo de cerca de cinco minutos, chegaram a demorar até 20 a 25 minutos na última semana, inclusive nessa quarta-feira (19/03). A situação tem causado atrasos significativos aos passageiros, o que prejudica compromissos e rotinas.
Além dos atrasos, os usuários reclamam que os ônibus já chegam aos pontos de embarque extremamente lotados, muitas vezes impossibilitando a entrada de mais passageiros. Outro ponto de insatisfação é o valor da passagem, considerado alto em relação à qualidade do serviço oferecido.
A linha 285 é operada pela Next Mobilidade, empresa responsável pelo transporte público na região, e fiscalizada pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), órgão que regula e supervisiona o sistema de transporte metropolitano.
Everaldo Vieira, morador de São Bernardo, entrou em contato com nossa reportagem para relatar os problemas que enfrenta diariamente. O munícipe trabalha em Santo André e depende da linha 285 para se deslocar até seu emprego. Ele conta que na semana anterior, enfrentou atrasos do transporte quase todos os dias e isso atrapalhou sua rotina.
“Eu moro em São Bernardo e trabalho em Santo André. Isso acontece com uma certa frequência. Na semana passada, ocorreu todos os dias, e nesta quarta-feira também. Em pleno horário de pico, tem dias que a gente espera 25 minutos, e os ônibus já vêm lotados”, desabafa Everaldo.
Ele ainda critica a falta de solução para o problema: “É um absurdo uma empresa tão grande, que tem tantos ônibus, estar tendo esse problema. Na semana passada, cheguei atrasado no trabalho por conta disso. A demanda é muito grande, e tem dias que isso acontece. Fiz reclamações, mas nada foi resolvido”, diz Vieira.
Custo e tempo de deslocamento
Everaldo gasta quase R$ 300 mensalmente, o custo diário é de R$12,10, apesar do valor ser bancado pela empresa que trabalha, o valor é considerado um absurdo pelo serviço que é entregue. Vieira pega o ônibus entre 7h05 e 7h15 na Avenida Faria Lima, na parada Djalma Dutra, e desce na Avenida Ramiro Corleone, ao lado da ETEC, em Santo André. Em um dia normal, o trajeto leva cerca de 20 minutos, mas, nos dias de atraso, ele chegou a levar 35 minutos para chegar ao destino.
Everaldo reconhece que a empresa tem investido na qualidade da frota, mas critica a falta de ônibus em horários estratégicos: “O serviço já foi muito bom, porém, ultimamente, não há mais a mesma quantidade de ônibus. No que diz respeito ao intervalo, não está bom, principalmente no horário de pico, ” afirma o munícipe.
A linha 285, que conecta São Bernardo a São Paulo, opera com 240 viagens diárias e transporta em média de 29.969 passageiros por dia útil, considerando ambos os sentidos. A programação horária autorizada pela EMTU pode ser consultada no site e no aplicativo e inclui todas as viagens que devem ser realizadas pela NextMobilidade.
Troca da Metra pela Next
A Next Mobilidade, empresa do Grupo CCR, assumiu a gestão do Corredor ABD no ABC em 2023, onde substituiu a Metra após um processo de licitação realizado em 2022. Com um investimento prometido de R$ 1,2 bilhão ao longo de 20 anos, a Next se comprometeu a modernizar a frota de ônibus, ampliar a capacidade de transporte, melhorar a infraestrutura dos terminais e investir em veículos sustentáveis, como ônibus elétricos e movidos a gás natural. A mudança trouxe expectativas de melhorias para os cerca de 700 mil passageiros que utilizam diariamente o corredor, que conecta municípios como São Bernardo, Santo André, Diadema e São Paulo.
A transição ocorreu após anos de críticas à Metra, que enfrentou problemas como superlotação, atrasos frequentes e falta de manutenção adequada durante seus mais de 20 anos de operação. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), órgão fiscalizador, acompanha a operação da Next Mobilidade para garantir o cumprimento das metas de qualidade.
O que a EMTU diz sobre o caso?
O RD entrou em contato com a EMTU, a fim de esclarecer o motivo das demoras constantes, relatadas pelos passageiros. Em nota a assesoria da autarquia, informou que o atraso na manhã desta quarta-feira (19/03) foi devido a um congestionamento, na altura da Praça Samuel Sabatini em São Bernardo.
“A EMTU realiza monitoramentos diários das linhas metropolitanas na Região Metropolitana de São Paulo e, quando necessário, faz ajustes para aprimorar o serviço. Nesta quarta-feira, a linha 285 operou com atrasos de até 15 minutos entre as partidas no intervalo de 6h às 8h15, devido a congestionamento na altura da Praça Samuel Sabatini, em São Bernardo.”
Com relação as tarifas, a empresa informou que o preço varia, de acordo com cada linha, e o valor é estabelecido, de acordo com alguns fatores. “As tarifas das linhas metropolitanas variam conforme as características de cada linha, como o trajeto percorrido e o tipo de serviço prestado — comum, seletivo, especial, corredor e VLT, por exemplo”.
Os passageiros podem acompanhar notícias ou enviar críticas e sugestões sobre as linhas metropolitanas através do site emtu.sp.gov.br ou pelas redes sociais da empresa. Caso sejam identificadas irregularidades por parte da NextMobilidade, a EMTU emitirá notificações e autuações conforme a legislação vigente.