
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, assinou na manhã desta quinta-feira (20/3) um decreto que amplia a faixa etária para a realização de mamografias no rastreamento do câncer de mama. A partir da próxima segunda-feira (24/3), mulheres entre 40 e 74 anos poderão realizar o exame para a detecção precoce da doença. A medida beneficiará diretamente 83 mil mulheres nessa faixa etária na cidade.
São Bernardo se torna a primeira cidade do Brasil a seguir a recomendação da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e ampliar a idade para o rastreamento da doença.
O município tem aproximadamente 102.700 moradoras entre 40 e 74 anos, das quais mais de 83.600 são usuárias do SUS, representando mais de 80% desse público. As mulheres interessadas devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para agendar uma consulta com um ginecologista ou médico da família. O exame será realizado a cada dois anos, exceto em casos de alterações nos resultados, quando a periodicidade poderá ser ajustada.