
Após anunciar a implantação da tecnologia de reconhecimento facial para reforçar a segurança em São Caetano, o prefeito Tite Campanella visitou, nesta quinta-feira (20/3), as instalações do Smart Sampa, centro de monitoramento de São Paulo que já utiliza o sistema.
Recepcionado pelo secretário de Segurança Pública da capital, Orlando Morando, Campanella destacou a importância da visita para aprimorar o projeto em São Caetano. “Anunciamos na semana passada o desenvolvimento dessa tecnologia na cidade, e viemos ao Smart Sampa para conhecer mais sobre essa operação, que é muito maior que a nossa, com 27 mil câmeras. Essa troca de experiências é essencial para tornarmos São Caetano uma cidade mais segura”, afirmou. “É, de fato, uma operação fantástica.”
Inaugurado em julho de 2024, o Smart Sampa conta com 250 agentes da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil monitorando a cidade 24 horas por dia. Em menos de um ano, o sistema contribuiu para 2.074 prisões em flagrante e a captura de 868 foragidos da Justiça.
Em São Caetano, o reconhecimento facial foi anunciado na última sexta-feira (14/3) e deve entrar em operação em até 45 dias. O sistema será integrado ao CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), localizado no Bairro Barcelona, que já monitora os 15 bairros da cidade com mais de 400 câmeras. A prefeitura trabalha na formalização de convênios com a União e os Estados para acessar bancos de dados criminais e definir os pontos estratégicos para a ativação das câmeras de reconhecimento facial.