
Esta sexta-feira (21/3) foi dia de conscientização e fortalecimento de políticas de inclusão de pessoas com Síndrome de Down na rede de educação da Prefeitura de São Caetano. Várias escolas municipais realizaram atividades e dinâmicas para reafirmar a importância da integração das pessoas.
A data não foi escolhida por acaso. O 21 de março é Dia Mundial da Conscientização da Trissomia do Cromossomo 21 (T21), conhecida como Síndrome de Down. A data, reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas), tem como objetivo ampliar a conscientização social e reafirmar a importância da inclusão das pessoas com T21 em todos os âmbitos da vida comunitária.
Várias escolas adotaram a campanha Lots of Socks, que estimula o uso de meias coloridas trocadas – desta forma, chama atenção para a inclusão. Na EME Alcina Dantas Feijão, no Bairro Mauá, e de Ensino Médio, além do Lots of Socks, dinâmica foi realizada na quadra central da escola, com cartazes que reforçam a importância da inclusão.
Atualmente a rede municipal de São Caetano conta com 252 alunos com deficiência intelectual, inclui Síndrome de Down. E o NAEI (Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva) da Secretaria de Educação oferece suporte para que esses estudantes frequentem diariamente a escola, que é o espaço de formação do cidadão. O núcleo atua de forma técnica, pedagógica e formativa, contribui para o fortalecimento das práticas inclusivas nas unidades escolares e garante que a rede municipal de ensino esteja permanentemente alinhada às diretrizes contemporâneas da educação inclusiva.