
De 3 a 6 de abril, o Coletivo Menelão de Teatro (@coletivomenelao) apresenta o espetáculo “A Cigana, o Palhaço e o Astronauta” no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo. As sessões acontecem de quinta a sábado às 20h e no domingo às 19h. A entrada é gratuita, com ingressos disponíveis na plataforma Sympla. Algumas apresentações contarão com tradução em LIBRAS.
A peça narra a história de um grupo teatral à beira do fim que, em seu último momento de coletividade, busca desesperadamente uma personagem, uma história ou um texto para que o teatro continue existindo.
Com um formato interativo, o público é convidado a participar das tentativas do grupo de chegar ao desfecho da jornada, ao mesmo tempo que questiona se a coletividade não seria, afinal, uma utopia.
O espetáculo combina dois elementos centrais: a peça-festa, uma celebração de despedida com música e performances, e a itinerância, na qual a encenação se desloca por diferentes espaços, despedindo-se de cada um a cada cena. O uso de projeções, áudio e música aproxima a peça do conceito de instalação.
No início da experiência, cada espectador escolhe um ponto de vista — cigana, palhaço ou astronauta — e acompanha uma das três narrativas que ocorrem simultaneamente.
Refletindo sobre despedidas e transições, “A Cigana, o Palhaço e o Astronauta” se baseia em pesquisas sobre teatro em espaços não convencionais, a interseção entre linguagens e o estudo do texto Balada de um Palhaço, de Plínio Marcos. A obra de 1986, ainda atual, discute as condições de trabalho do artista brasileiro e a dualidade entre o sonho e a realidade do ofício teatral.
O espetáculo faz parte do projeto “Coletivo Menelão – 10 anos de insistência no ABC”, contemplado no edital de Difusão Cultural da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.