
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, assinou na manhã deste sábado (22/03) a ordem de serviço do programa Minha Rua Nova, que autorizou o início das obras de pavimentação asfáltica de mais 10 ruas do bairro Vila Vitória. Com investimento de R$ 2,1 milhões, as obras dão sequência ao recapeamento da região, iniciado em fevereiro, e que irá beneficiar também moradores da Vila Cruzeiro, na região do bairro dos Casa.
Com prazo de conclusão em 30 dias, as 10 ruas somam mais de quatro quilômetros de novo asfalto. Serão contempladas nesta etapa do programa as vias: Cocais, Leonardo Martins Neto, Machado de Assis, Manoel Bandeira, Monteiro Lobato, Progresso, Quermesse, Castro Alves, Vitória e Xingú.
Durante a assinatura da ordem de serviço, o prefeito destacou que o programa Minha Rua Nova vai alcançar toda a cidade, onde houver a necessidade, de forma organizada e com planejamento. “Vamos fazer de bairro a bairro, com asfalto de qualidade, sinalização para segurança, onde precisar de lombada e lombada eletrônica vai ser colocado”, cita.
O secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, Fernando Longo, ressaltou que essa é a quarta ordem de serviço assinada em menos de 90 dias de governo. “Serão mais 10 quilômetros de vias pavimentadas e quero parabenizar o nosso prefeito pelo dinamismo e determinação”, informa.
Minha Rua Nova
Lançado em 1º de fevereiro, o Programa Minha Rua Nova tem como objetivo promover melhorias em toda a malha viária do município, com foco na troca do pavimento, além da implantação de nova sinalização horizontal e vertical. Entre os critérios que serão considerados para a escolha das vias para o recapeamento, estão o volume de tráfego, a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.
O programa de recapeamento usará as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior. Além da troca de todo o pavimento asfáltico, as melhorias contemplam a recuperação de guias (as que estavam danificadas) e sarjetas, zeladoria, bem como sinalização horizontal e vertical. O asfalto tem expectativa de duração de pelo menos 10 anos.