Relacionadas

Moradores do bairro Utinga, em Santo André, se depararam novamente com uma cena recorrente. Na rua Sedan, cavalos abandonados voltaram a circular pela via e oferecem riscos à segurança de pedestres e motoristas.
A equipe do RD havia registrado um incidente semelhante no início de março, quando dois cavalos foram vistos pela rua Sidnei, também em Utinga. No caso da rua Sedan, Bruno de Oliveira, de 36 anos, foi um dos moradores que flagrou a situação. “É comum ver esses cavalos circulando por aqui. Ontem, inclusive, foi o dia de coleta de lixo e os cavalos mexeram nos sacos”, contou.

Eliel Barros, de 43 anos, também se manifestou sobre o problema. Em entrevista ao , ele afirma que os animais são criados na Vila Industrial, que faz divisa com Utinga, e que as pessoas responsáveis deixam os cavalos soltos. “Além do risco de acidentes, ainda temos as calçadas repletas de fezes”, reclama.
De acordo com a Lei n.º 9.605/1998, o abandono e maus-tratos a animais são considerados crimes, com penalidades que incluem prisão, multa e perda da guarda do animal. O abandono de animais em vias públicas é tratado como crime ambiental, sujeito a punições tanto penais quanto administrativas.
Em nota, a Prefeitura de Santo André esclarece, por meio do Departamento de Bem Estar e Proteção Animal, que informa não foi comunicada sobre o fato e pede que os munícipes relatem esse tipo de ocorrência por meio do telefone 0800.019.1944 ou pelo aplicativo Colab.
Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.
Compartilhar nas redes