
A Caravana da Saúde de São Bernardo conseguiu zerar a primeira fila de espera da cidade: os 5.447 moradores que aguardavam por tomografias sem contraste foram atendidos em menos de dois meses, com grande aprovação da população.
No total, foram realizados 77 mil atendimentos, incluindo consultas, exames e cirurgias, de uma fila de 94 mil pessoas que aguardavam por esses serviços.
“Em menos de 60 dias, conseguimos eliminar a fila de tomografias sem contraste no município. Algumas pessoas esperavam há dois anos”, destacou o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn. “Agora, com a fila zerada, os atendimentos já são realizados nos nossos hospitais”, concluiu.
A redução da fila resultou em uma queda no tempo de espera. A dona de casa Maria da Graça Cuzzion Ribeiro, de 65 anos, moradora do Rudge Ramos, realizou sua tomografia na carreta na terça-feira, após aguardar menos de 15 dias desde a consulta com o neurologista. “Fiquei surpresa. Achei que ia esperar muito, mas foi rápido. Se o atendimento continuar assim, será maravilhoso”, disse ela.
Caravana da Saúde – O programa foi lançado em 25 de janeiro, com o início das operações da carreta de tomografia sem contraste e da carreta de ultrassom. Em 15 de fevereiro, passaram a ser realizadas também consultas com especialistas, exames e cirurgias, em mutirões aos sábados, domingos e durante a semana, com reorganização e otimização do fluxo de atendimentos. Desde então, já foram feitos mais de 77 mil atendimentos, de uma fila geral de cerca de 94 mil pessoas.