Criada pelos artistas Carlos André e Ariana Macedo, a banda Tok Batoque aposta na diversidade de ritmos, misturando rock, reggae, bossa nova e outros estilos, para compor canções inteligentes e acessíveis ao público infantil. Neste sábado (29/03), o grupo se apresenta no Sesc São Caetano, às 16h30, com show interativo para a família com canções do seu álbum de lançamento “Modo de Brincar”.
Em entrevista ao RDtv, André explica que a proposta da Tok Batoque nasceu da mudança de perspectiva. “Sempre produzi músicas adultas e trilhas para teatro, mas, em determinado momento, me cansei dos adultos e decidi voltar meu trabalho para a infância. Já tinha alguns rascunhos e quando vi a Ariana cantando, a convidei para o projeto, e sua experiência com educação infantil se tornou essencial para nossa música”. A formação fixa da banda conta com Carlos e Ariana no núcleo criativo, além de Daniel Vivace (contrabaixo), Pati Batuca (percussão) e Tabata Ferreira (guitarra base). Eventualmente, outros músicos colaboram nos shows.
Ariana, professora de dança e educadora, comenta que já produzia trilhas sonoras para espetáculos escolares, mas sem levar esse trabalho para os palcos. “O convite do Carlos me motivou a expandir isso. Com o incentivo da Lei Aldir Blanc, lançamos nosso primeiro álbum, ‘Modo de Brincar’, e, desde então nos apresentamos em alguns espaços culturais”, diz.
A Tok Batoque toca em seus shows o repertório autoral que respeita a inteligência das crianças e conquista também os pais. Segundo André, a banda não faz música infantil no sentido de ser ‘infantiloide’, ou seja, produz letras elaboradas que exploram diferentes estilos musicais, chamando a atenção dos adultos e provocando as crianças.
O show, além de música, inclui contação de histórias e estímulos para interação. O espetáculo é pensado como uma experiência completa, em que as crianças são protagonistas. Ariana comenta que em um show recente, assistido por crianças autistas, “elas se envolveram de maneira muito especial com a apresentação e se sentiram bem com a nossa presença no palco”.
Apesar da receptividade do público, a banda enfrenta dificuldades para encontrar espaços voltados à música infantil na região. André explica que o ABC, apesar de ter uma produção artística expressiva, ainda há pouca oferta para a infância. “Diferente do teatro, que já tem uma tradição nesse segmento, a música para crianças ainda não recebe a mesma atenção”, diz.
Além disso, os artistas reforçam que atualmente, crianças consomem músicas inapropriadas para a idade, influenciadas pelo que os pais ouvem. Por isso, buscam ampliar a presença nas redes sociais como pelo Instagram (@tokbatoque), embora enfrentem resistência tanto na divulgação do trabalho quanto na valorização da música infantil como um nicho relevante.
Tok Batoque no Sesc São Caetano – A banda se apresenta no Sesc São Caetano (rua Piauí, 554 – Santa Paula), no sábado (29/03), a partir das 16h30. Os ingressos estão disponíveis a partir de 20 reais, com entrada gratuita para crianças de até 12 anos. Mais informações estão disponíveis no site https://www.sescsp.org.br/programacao/tok-batoque/.