
Nos primeiros meses do ano letivo, São Bernardo realizou diagnóstico abrangente da rede municipal de ensino, com foco na alfabetização de alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como parte do processo, foi aplicada a Avaliação Formativa em Alfabetização, em 78 escolas municipais, com a participação de 35.233 estudantes. Desenvolvida pelos próprios profissionais da Educação, a avaliação teve como objetivo mapear o nível de alfabetização dos alunos, fornecendo dados essenciais para melhorar o aprendizado na rede.
A Avaliação Formativa, coordenada pela Secretaria de Educação, revelou que 29,2% dos alunos do 2º ano estão alfabetizados, ou seja, leem e compreendem textos. Outros 15,4% conseguem ler, mas sem compreensão; 17% são leitores de sílabas; 12% de palavras; 11,2% de letras; 8,2% de frases; e 6% ainda não são leitores.
De acordo com o Inep, todas as crianças devem concluir o 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizadas, mas o diagnóstico de São Bernardo apontou que 49,9% dos alunos que ingressaram no 3º ano em 2025 não estavam completamente alfabetizados. A meta do município é garantir que todos os estudantes, do 2º ao 5º ano, terminem 2025 alfabetizados e preparados para o próximo ano.
Diante desse cenário, o prefeito Marcelo Lima destacou a importância da avaliação como ferramenta para identificar desafios e reestruturar o ensino na cidade. Anunciou a criação de metas e indicadores para as escolas, com base nos resultados da avaliação, além de programas de capacitação para os professores. “Estabeleceremos estratégias para melhorar o aprendizado, com metas de trabalho nas escolas e a inauguração da Escola de Formação de Profissionais da Educação de São Bernardo, em abril, para preparar nossos professores e promover um planejamento educacional mais adequado à realidade dos alunos”, afirmou o prefeito, ressaltando a meta de elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 6,7 para 10 até 2024.
O secretário de Educação, Júlio César da Costa, também enfatizou a importância de uma abordagem mais cuidadosa nas avaliações educacionais. Ele ressaltou que a metodologia foi elaborada em conjunto com os professores, utilizando instrumentos específicos para cada série, com textos, frases e palavras adequadas ao nível de alfabetização dos estudantes. “São Bernardo conta com uma equipe qualificada e um gestor comprometido com a Educação, criando as condições necessárias para alcançarmos os resultados desejados”, concluiu.