
No dia 29 de março de 2014, São Bernardo inaugurava a Arena Caixa, no bairro Santa Terezinha, um dos principais complexos esportivos do país. Entre o ano da abertura e 2018, o espaço sediou importantes competições do atletismo e da ginástica artística do Estado, Brasil e meetings sul-americanos – o local passou a se chamar Arena Olímpica com a saída da marca. Após 11 anos, o resgate simbólico. O prefeito Marcelo Lima anunciou nesta sexta-feira (28/03) o retorno do patrocínio da Caixa Econômica Federal para o equipamento, que reúne centros de excelência nas modalidades de ginástica artística, handebol, judô e atletismo, além de espaços de referência de xadrez, damas, capoeira, lutas e danças.
Um dos mais modernos equipamentos esportivos da América Latina, a Arena Caixa – Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra – tem quase 30 mil metros quadrados de área construída. O espaço foi destinado ao treinamento tanto de atletas e paratletas profissionais da Seleção Brasileira quanto de novos talentos da modalidade. Além disso, foi um dos mais significativos legados de infraestrutura deixados pelos Jogos do Rio 2016 para o esporte no país.
Atualmente, a Arena abriga 150 atletas, sendo que 80 utilizam os alojamentos para moradia. Atualmente, projetos como atletismo e judô recebem aporte por meio de convênio com o governo do Estado e também pela Secretaria de Esportes de São Bernardo.
Participaram do encontro, atletas de judô, atletismo e ginástica artística, bem como representantes da Caixa Econômica Federal e vereadores, além do presidente da Federação Paulista de Judô, Henrique Guimarães, e do presidente da Federação Paulista de Atletismo, Joel Lucas Vieira.
Nova parceria
O novo termo de patrocínio será concluído em, no máximo, 30 dias, após a equipe da Caixa e da Prefeitura de São Bernardo finalizarem o novo projeto para a renovação de parceria e retomada do convênio. “Estamos muito felizes em poder retomar um projeto em uma cidade que é tão importante para São Paulo. Grandes atletas passaram por aqui e isso é o que mais nos honra: essa nova parceria busca fazer chegar na ponta o fomento ao esporte”, avaliou Alexandre Gidaro, gerente nacional da Caixa, em exercício para área de Patrocínio, Esporte e Cultura.