Com objetivo de incentivar a prática de atividades físicas e combater o sedentarismo, o Sesi se prepara para lançar a campanha “Sesi em Movimento”. O evento, que ocorre neste sábado (05/04), será realizado simultaneamente em todas as unidades do Sesi no Estado de São Paulo e promete marcar o início de uma ação significativa. De acordo com dados de 2023 do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, cerca de 60% da população brasileira não pratica atividades físicas regularmente, o que acende um alerta sobre os impactos do sedentarismo na saúde.
“A vida moderna tem afastado atividades simples, como caminhar, lavar o carro ou ir ao mercado. Essas são ações cotidianas que envolvem atividade física. Sempre que você ativa sua musculatura, isso é importante. Não podemos pensar que esse tipo de prática é algo fora da realidade”, explica Maurício Neves Coimbra, professor do Sesi Santo André, em entrevista ao RDtv.
Dia Mundial da Atividade Física
O evento do Sesi integra a campanha em celebração ao Dia Mundial da Atividade Física, comemorado neste domingo (06/04). Estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data tem como objetivo incentivar a prática global de exercícios físicos. É importante destacar que o termo “atividade física” não deve ser confundido com “exercício”, que é uma subcategoria da atividade física, planejada, estruturada e repetitiva, com o intuito de melhorar ou manter componentes específicos do condicionamento físico.
“A palavra ‘atividade física’ vem de ‘ativo’, ou seja, estar em movimento. Tudo o que fazemos de forma ativa contribui para combater o sedentarismo. Isso pode incluir ações simples do dia a dia, como levantar do sofá, descer um ponto antes no transporte público e caminhar até em casa, passear com o cachorro ou subir escadas em vez de usar o elevador. Pequenas atitudes fazem a diferença”, afirma Coimbra.
O que é sedentarismo?
O sedentarismo é caracterizado pela falta ou diminuição da prática regular de atividades físicas, resultando em um estilo de vida com pouco ou nenhum exercício. Esse comportamento está frequentemente relacionado ao tempo excessivo sentado, seja no trabalho, em frente a telas ou em outras atividades que exigem pouca movimentação.
A principal característica do sedentarismo é a ausência de exercícios regulares – menos de 150 minutos semanais de atividades moderadas, conforme recomendação da OMS. Outros sinais incluem cansaço excessivo em atividades cotidianas, ganho de peso sem alteração na alimentação, falta de disposição, dores musculares frequentes e maior risco para doenças como hipertensão e colesterol alto. Pessoas sedentárias também tendem a passar longos períodos sentadas ou deitadas, sem interrupções para se mover.
“Muita coisa mudou. Quando me formei há mais de 25 anos, a taxa de pessoas que praticavam atividades físicas era muito menor. Hoje, o cenário melhorou, mas ainda é preciso acender um alerta. Atividade física é vida”, ressalta o professor.
O sedentarismo é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente. De acordo com a OMS, a inatividade física é um dos principais fatores de risco para doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade e até transtornos mentais, inclui ansiedade e depressão.
Começar é o mais importante
Para Coimbra, o primeiro passo para combater o sedentarismo é simples: começar. “A chave é dar o primeiro passo. Para quem é sedentário, o início é difícil, pois exige romper com a rotina para adotar novo hábito. Ir uma ou duas vezes já é um bom começo. Quando a atividade se torna prazerosa, você vai querer repetir, e, aos poucos, começa a incorporar mais atividades à rotina. Não é necessário estar preso a uma academia ou a uma aula específica; basta modificar pequenos hábitos no seu dia a dia”, ensina Coimbra.
Por isso, a ação do Sesi surge como excelente oportunidade para dar esse primeiro passo. O evento ocorrerá em todas as unidades do Sesi no Estado de São Paulo, incluindo as unidades do ABC: Sesi Diadema, Sesi Mauá, Sesi Santo André e Sesi São Bernardo. “Cada unidade do Sesi terá atrações específicas, embora todas compartilhem do mesmo objetivo de promover a prática de atividades físicas”, explica o professor.
A programação completa das atividades está disponível no site oficial da instituição: www.sesi.org.br.