
Diadema realizará nesta sexta-feira (04/04), a 1ª Plenária Municipal de Saúde para a 5ª Conferência Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), das 8h às 12h, no auditório do Quarteirão da Saúde. Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como um Direito Humano”, a etapa municipal tem o objetivo de propor diretrizes e propostas para a Política Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nos programas e ações dos órgãos setoriais.
Podem participar usuários dos serviços de saúde e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), representantes da Secretaria Municipal da Saúde e dos trabalhadores da área, além dos moradores de Diadema. Para isso, é preciso fazer a inscrição pelo link docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeVFCjrFHCwouPI3GQ1YCetl5HEy3EsziRLUhyp20HvfP3zkQ/viewform
Durante o evento, os participantes serão divididos em grupos de trabalho para discutir três eixos. São eles: Eixo 1: A política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora: a construção da política nas três esferas de governo; Eixo 2: As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora: exploração do trabalho e resistência trabalhadora; e Eixo 3: Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para efetivação do controle social: todo poder emana do povo.
Delegados
As propostas aprovadas no evento serão encaminhadas para a etapa estadual e deverão ser defendidas e representadas pelos delegados eleitos na plenária. Para isso, os participantes vão eleger quatro delegados municipais para representar segmentos de usuários (dois membros), trabalhadores (um) e gestores (um) dos serviços de saúde de Diadema.
A etapa estadual deverá ser realizada até 15 de junho. Já a etapa nacional ocorrerá entre 18 e 21 de agosto de 2025.
Cerest
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador recebe as notificações, fiscaliza locais de trabalho quanto ao risco e orienta empresas e trabalhadores. As atividades de esclarecimento e conscientização sobre a importância da garantia da saúde dos trabalhadores nos ambientes e processos de trabalho são permanentes. O serviço realiza ainda ações de vigilância nos ambientes de trabalho, inspeções a partir de notificações de acidentes e doenças do trabalho, apoio técnico para profissionais de saúde para identificação e notificação de agravos relacionados ao trabalho, além de análise de dados e planejamento de ações.
Quem mora ou trabalha em Diadema e sofreu acidente no local de trabalho, no trajeto habitual ao serviço ou que tenha suspeita de adoecimento em decorrência do trabalho pode procurar o Cerest para orientações. O equipamento não oferece o tratamento, por isso é importante que o usuário tenha sido encaminhado por profissional de saúde e que apresente relatórios e exames relacionados à doença ou acidente de trabalho.
1ª Plenária Municipal de Saúde para a 5ª Conferência Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT)
04 de abril de 2025, sexta-feira, das 8h às 12h
Local: auditório do Quarteirão da Saúde. Avenida Antonio Piranga, 700 – Centro.
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest Diadema
Avenida Antonio Piranga, 700 – Centro.
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Tel.: 4043-8173 ou 8242 email: saude.trabalhador@diadema.sp.gov.br