
A partir desta terça-feira (01/04), São Caetano deixa de produzir processos em papel e adota o SEI (Sistema Eletrônico de Informações). A mudança foi possível por meio de uma parceria com a Prodesp, empresa de tecnologia do Governo do Estado de São Paulo.
São Caetano é a primeira cidade do ABC a implementar o sistema, que visa aumentar a agilidade e segurança na comunicação e no trâmite processual, melhorando a eficiência dos serviços públicos.
O procurador geral do município, Allan Frazatti, coordenador da implantação do sistema, informou que todas as secretarias passaram por treinamento e estão aptas a utilizar o formato digital. Uma reunião na segunda-feira (31/3) abordou as últimas dúvidas.
Frazatti destacou algumas vantagens do sistema, como o acesso remoto por qualquer dispositivo com internet, incluindo celulares. Além disso, o sistema reduz a burocracia, tornando os processos mais rápidos e seguros.
A sustentabilidade também é um benefício. Segundo o procurador, haverá economia de papel, toner, transporte de documentos e consumo de combustível, o que será quantificado em breve.
Durante a transição, os processos físicos ainda serão utilizados, mas os novos serão gerados digitalmente. Servidores com dúvidas poderão contar com suporte técnico da Divisão de Tecnologia e Informação (DTI), da Secretaria Municipal de Gestão e Governo Digital.