
A chegada de Alexandre Padilha ao comando do Ministério da Saúde, substituindo Nísia Trindade, também alterou o cargo do ex-coordenador da Macro ABC do PT, Humberto Tobé, que migrou para a pasta para ser um assessor parlamentar. A reportagem, o petista explica que seguirá tendo como função a relação com o Estado de São Paulo e considera que o ABC seguirá com uma boa relação com o Governo Federal, algo que já ocorria anteriormente com a passagem de Padilha na Secretaria de Relações Institucionais.
“Eu estava com o Padilha na Presidência da República, no SRI (Secretaria de Relações Institucionais), e lá a nossa atividade era acompanhar o Estado de São Paulo. Quando ele foi convidado pelo presidente Lula a assumir o Ministério (da Saúde), ele disse que tinha uma parte de relacionamento com São Paulo que ele queria levar para o Ministério, então ele me fez o convite.”, explica Tobé.
Além do auxílio no atendimento de prefeitos, vereadores, deputados federais e estaduais, Tobé também faz o acompanhamento de demandas relacionadas aos municípios paulistas. Atualmente a busca por maior apoio para custeio do dia a dia da Saúde segue sendo a principal pauta dos pedidos.
Algo que não foge quando se fala do ABC. Tobé já acompanhou pedidos de demandas da região com Padilha sobre Santo André, Ribeirão Pires e Diadema, e aponta que já existe agenda marcada entre o Ministro e os representantes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. “Tenho certeza de que o ABC seguirá com uma boa relação dentro do Governo Federal, pois já tinha uma boa relação com o Alexandre Padilha antes, e agora seguirá. Ele conhece a região e sabe como ajudar.”, segue Tobé.