
Num reforço ao trabalho realizado na saúde da cidade, São Bernardo intensifica o combate à dengue com a realização de quatro mutirões neste sábado (5/4), em áreas que concentram o maior número de casos da doença. Quatro equipes de agentes de combate de endemias, do Centro de Controle de Zoonoses, vão percorrer imóveis dos bairros Demarchi, Baeta Neves, Ferrazópolis e Alvarenga.
A ação inclui vistoria das residências para procura de criadouros do mosquito Aedes aegypti e eliminação dos focos, aplicação de larvicida e orientação à população. “A gente pede que a população receba nossos agentes, todos eles vão estar devidamente identificados, com crachá, colete azul e verde, e eles são nossos soldados nesta guerra contra a dengue”, destacou o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn.
Essa medida é realizada todos os dias, de segunda a sexta-feira, e o fortalecimento da ação no sábado se deve ao avanço no número de pessoas infectadas. “Todo mundo precisa fazer a sua parte e a gente tem que lembrar que o mosquito não tem limites territoriais, não faz distinção de classe social, de nada. O combate à dengue tem que ser todo dia”, concluiu o titular da pasta.
Em outra frente, a Secretaria de Saúde também promove, neste sábado, mutirão de vacinação contra dengue, influenza e febre-amarela, nas UPAs dos mesmos bairros dos mutirões domiciliares. Das 9h às 17h, as UPAs Baeta Neves, União/Alvarenga, Demarchi, Silvina/Ferrazópolis vão aplicar os imunizantes.
Imunização – A vacina da dengue é para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A vacina contra a influenza, ou gripe, é destinada neste momento aos idosos, gestantes, crianças de 6 meses até 5 anos, pessoas com comorbidade e população indígena. Já a vacina contra febre amarela é para todas as pessoas, a partir dos 9 meses, que ainda não tomaram o imunizante.