
Apesar da tecnologia aplicada na segurança pública com centrais de monitoramento e câmeras que fazem leitura de placas de veículos e outros aparelhamentos, o número de veículos subtraídos na região continua crescer, com destaque para os roubos que, na opinião do coordenador do Observatório de Segurança Pública da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), David Barbosa de Siena, estão ficando mais violentos. Considerados os dois primeiros meses deste ano e o mesmo período do ano passado o número de veículos levados por criminosos através de roubos ou furtos, cresceu 3,55%, passou de 2.084 para 2.158 ocorrências.
Considerado só os furtos, os crimes cresceram 6,68% no ABC. Em todo o Estado, no primeiro bimestre, foram furtados 15.056 veículos, número que ficou 0,96% acima dos 14.912 do ano passado, ou seja, os furtos no ABC cresceram quase seis mais do que o registrado no Estado. Já sobre os roubos a situação se inverte. Foram 4.562 este ano e 4.576 ano passado, queda de 0,30% no Estado, porém na região os roubos de veículos caíram várias vezes mais do que em todo o território paulista, a queda no ABC foi de 5,69%.
Mauá e Ribeirão Pires foram as únicas cidades onde os dois tipos de crimes, roubos e furtos de veículos, caíram. Em Mauá os roubos caíram 2,29% e os furtos, 15%. Já em Ribeirão a queda de roubos foi de 45,8% e de furtos de 37,5%.
Flagrante
Em Mauá, na quinta-feira (03/04), um homem foi preso pela Polícia Militar acusado de furtar uma motocicleta na região central da cidade. Segundo a PM ele seria responsável por outros crimes do tipo e a sua prisão deve impactar na estatística de furtos na área. Populares viram o homem furtando uma moto no estacionamento do Poupatempo e avisaram a polícia. Policiais da 1ª Companhia do 30° Batalhão visualizaram o homem que tentou fugir pela contramão na avenida Rosa Fioravante, mas ele foi alcançado e preso. O caso foi registrado no 1° Distrito Policial de Mauá onde o acusado foi indiciado por furto. “Ressalta-se que o infrator está envolvido em inúmeros furtos de motocicletas pela área central de Mauá, impactando diretamente nos indicadores criminais”, diz informe da PM.
No dia anterior, também em Mauá, a PM evitou outro furto e um menor acabou detido. Ao todo cinco elementos estariam usando uma motocicleta para furtar outras na avenida Brasil, quando a polícia chegou eles correram, o menor foi detido e uma moto com queixa de roubo foi apreendida.
Região
Apesar de ter números absolutos muito pequenos Rio Grande da Serra mais que dobrou o número de furtos neste ano, chegando ao percentual de 125% de alta. Os roubos ficaram no mesmo patamar do primeiro bimestre de 2024. São Caetano manteve o mesmo número de roubos, porém os furtos cresceram 21,43%.
Em Diadema os dois índices pioraram; roubos de veículos aumentaram 2,53% e os furtos tiveram alta de 16,65%. Em Santo André os roubos e furtos de veículos também ficaram no vermelho no comparativo entre os dois meses de cada ano. Historicamente a cidade é onde mais veículos são levados por criminosos depois da Capital. No período pesquisado os roubos subiram 1,85% e os furtos 13%.
Para o professor de direito penal e coordenador do Observatório de Segurança Pública da USCS, a situação de Santo André pode ser explicada pela sua posição geográfica e a proximidade de localidades na Capital onde se encontram desmanches clandestinos para venda de peças destes carros roubados ou furtados. “A cidade tem essa chaga dos roubos e furtos de veículos em número colossal. Santo André sofre por sua geografia, faz divisa com vários municípios, principalmente com bairros da zona Leste de São Paulo onde há uma série de lugares conhecidos por abrigar desmanches para venda ilegal de peças. É comum vermos bandidos de São Paulo atuando em Santo André. Isso tudo explicaria porque uma cidade que investe tanto na segurança ainda performa de maneira negativa em comparação outros municípios, como São Bernardo”, analisa Siena.
Tecnologia
Na segunda-feira (31/03) os prefeitos da região estiveram com o secretario de Segurança Pública, Guilherme Derrite, para solicitar a adesão do ABC ao programa Muralha Paulista. O sistema permite a integração de várias fontes de informações, bancos de dados e câmeras de vários serviços como as de trânsito e as de segurança. “Acho que vai ser muito bom a Muralha Paulista para a região, é como ter um policial dedicado 24 horas por dia, é uma câmera fazendo a leitura de placas o que acaba criando cercas virtuais e tornado as cidades mais seguras. Quanto mais câmeras melhor, isso é o melhor investimento que pode ser feito hoje, além do investimento no policial. Essas ferramentas otimizam o trabalho as polícias, isso ajuda a explicar os casos de sucesso, cidades que têm, entregam melhores indicadores”, diz..
Violência
Segundo o coordenador do Observatório da Segurança, os crimes de rua tendem a diminuir enquanto os crimes de estelionato, principalmente os golpes pela internet, tende a crescer, apesar disso os assaltos que acontecem estão ficando mais violentos, o que pode influenciar outra estatística, a de crimes contra a vida, quando o bandido atira na vítima. “Vejo que os crimes estão ficando mais violentos. A gente percebe que os criminosos estão indo para valer, com arma de fogo e dispostos a matar. Temos muitas armas circulando e isso ocorreu graças aos quatro anos de flexibilizações para aquisição e porte de arma de fogo. Se engana quem acha que as armas apreendidas em crimes são importadas, não é verdade, 80% das apreendidas são adquiridas, num primeiro momento, de maneira lícita e depois se desviam para o crime, portanto quanto mais armas adquiridas legalmente mais vamos ter a serviço do crime, isso a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Tráfico de Armas já mostrava nos anos 2000 e, infelizmente, nenhuma surpresa”, aponta o professor da USCS.
O maior arsenal à disposição dos criminosos também aumenta as ocorrências com feridos e mortes. “Mais armas aumentam também a letalidade. A gente espera que a polícia tire logo essas armas das mãos dos criminosos e o estado tenha mais critério na emissão de porte, porque se alguém pegar a sua arma de fogo ele vai usar ela depois para praticar crimes”, completa David Barbosa de Siena.
Veja vídeo do furto de motocicleta em Mauá e a prisão do criminoso pela Polícia Militar: