
Neste sábado (05/04), centenas de pessoas, em São Bernardo, participaram da ação Conexão Azul, caminhada em alusão ao mês de conscientização do TEA (Transtorno do Espectro Autista). A ação contou com a presença de profissionais de diversas áreas, como educação e saúde, além de autoridades municipais.
A caminhada iniciou na EMEB Castro Alves e seguiu pela avenida Kennedy até o Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, onde contou com programação lúdica e inclusiva, com oficinas sensoriais, pintura facial, brinquedos infláveis, apresentações culturais e personagens infantis, além de orientação jurídica oferecida pela OAB-SBC e Faculdade de Direito de São Bernardo.
A criação da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, inédita no município, representa um avanço na construção de políticas públicas específicas para esse público. O prefeito Marcelo Lima frisa que a nova pasta foi pensada para tirar a inclusão do papel. “Vocês mães, pais, que passam muitas vezes pela dificuldade, essa caminhada é mais um símbolo de um governo que inclui, que já está caminhando com vocês”, afirmou.
Famílias inteiras marcaram presença na caminhada, algumas com crianças com TEA, como Richas Barreto, pai do Heitor, de 6 anos, diagnosticado com autismo. Com o filho no colo, Barreto compartilha a importância de ações como essa para quebrar preconceitos. “O que vivemos no dia a dia é desafiador e eventos como esse ajudam a quebrar barreiras”, afirmou o pai do Heitor, que também relatou a rotina intensa da criança, que estuda pela manhã e realiza terapias no período da tarde.
“O dia do Heitor começa às sete da manhã e termina às seis da tarde. Ele tem mais compromissos do que muitos adultos. A gente precisa estar sempre pronto, porque ele pode se incomodar com o barulho, pode precisar de colo, pode querer andar ou chorar. É assim. Mas são anjos que Deus nos deu”, diz Richas Barreto.