
A Biblioteca Nair Lacerda, um dos equipamentos culturais mais emblemáticos de Santo André, reabre as portas nesta terça-feira (08/4), dia em que a cidade completa 472 anos. A cerimônia de reinauguração do espaço após a reforma acontece às 10h e dá início a uma programação cultural que segue até as 17h30.
O jogo de criação de poesias Bala_vras abre a programação, às 10h30. Durante todo o dia, o poeta e ator Daniel Viana vai criar poesias individualizadas a partir de palavras sorteadas pelo público em um baleiro antigo.
Às 11h30, Paula Knoll leva seu projeto Histórias Encontadas para a biblioteca, com contos clássicos e contemporâneos, narrados de maneira lúdica, criativa e divertida. A Cia Teatro do Guri fará também contação de história, a partir das 14h, com o espetáculo “Histórias de um Andarilho”.
A programação conta ainda com sarau em homenagem a Nair Lacerda, bem como a abertura de um espaço dedicado à escritora, jornalista e tradutora com alguns de seus objetos, como a escrivaninha de trabalho e a máquina de escrever, além de algumas frases marcantes.
Urban Sketchers (USk)
Os desenhistas do Urban Sketchers, movimento mundial de desenho urbano, também participam da programação em que registram vários momentos e ângulos a biblioteca Nair Lacerda.
No USk, os artistas utilizam traços, na maior parte das vezes finos, para desenhar uma paisagem, ou um ponto específico da cidade. O movimento foi fundado em 2007 por Gabriel Campanário, em Seattle, Estados Unidos, e desde 2011 existe no Brasil. Em 2015 chegou a Santo André, e representa o ABC no movimento internacional.
História
Anteriormente conhecida como Biblioteca Municipal de Santo André, foi batizada em 8 de abril de 1987 com o nome da escritora, jornalista e tradutora Nair Lacerda, que foi diretora do Departamento de Educação e Cultura à época da inauguração. Nair Lacerda teve participação direta no desenvolvimento do equipamento, e doou parte de seu acervo pessoal para o início das atividades.
Reinauguração da Biblioteca Nair Lacerda
Data: 8/4 (terça-feira), a partir das 10h
Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro