
No sábado (05/4), a Pinacoteca de Mauá, no hall do Teatro Municipal, sediou a abertura da exposição “Povos da Terra”. Gratuita, a exposição celebra a história e resistência dos povos originários, com destaque para trilhas históricas na Serra do Mar, bairros de influência indígena no interior paulista e o patrimônio cultural de Mauá e região.
A mostra conta ainda com exposições permanentes, oficinas de cerâmica, atividades educativas em escolas e a participação ativa de diversas comunidades indígenas. A programação reforça a importância da ancestralidade, da democracia e da conexão com a natureza como pilares para o futuro.
Visitas monitoradas à exposição ‘Povos da Terra’ podem ser agendadas pelo e-mail: pinacotecademaua@maua.sp.gov.
A abertura contou com a presença da coordenadora Luciana Senhoreli, o secretário de Cultura, Deivid Couto, o prefeito Marcelo Oliveira, o deputado estadual Rômulo Fernandes (PT) e lideranças indígenas, como Silvia Guaiana, a cacica Jaqueline, de Ribeirão Pires e Chirley Pankará.
Durante seu discurso, o prefeito Marcelo Oliveira ressaltou a importância da valorização dos povos originários na construção da identidade da cidade: “Hoje, temos a honra de receber uma exposição linda e emocionante, que celebra a cultura, a força e a resistência dos povos originários. Uma verdadeira imersão na culinária, na arte e nos sentimentos de um povo guerreiro, que é parte essencial da nossa identidade”, disse.
O Teatro Municipal de Mauá está localizado na rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia. O público pode visitar a exposição de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h. Para mais informações, o telefone de contato é 11 4512-7480.