A franquia de restaurantes Água Doce Sabores está completando 35 anos de mercado e com plano de expansão da marca seguindo seu crescimento em espiral pelo interior do país. Em entrevista ao RDTv, o diretor de franquias da rede, Julio Bertolucci, explica a estratégia da marca e conta também que já analisou o potencial do ABC para futuras expansões.
A rede surgiu em Tupã, no interior do Estado com a proposta de valorizar a culinária regional. Bertolucci explica como a rede cresceu até chegar a 65 lojas atualmente. “Ideia surgiu com o propósito de valorizar nossa gastronomia e culinária desde então começamos com operação numa garagem. Seguimos alguns pilares muito importantes no setor de bares e restaurantes, estou falando de qualidade de atendimento, hospitalidade, preço justo, sabor e comida farta. Assim fomos nos consolidando até que começou a primeira loja franqueada em Ourinhos e com isso foram surgindo outros interessados. Hoje estamos em sete estados brasileiros”, diz.
O negócio começou com o produto genuinamente brasileiro, a cachaça e foi se moldando até chegar ao formato de restaurante, sem deixar de lado a característica de lojas acolhedoras, marcadas pela hospitalidade. “Houve uma profissionalização em termos de entrega. Consolidamos a expansão do restaurante e foi quando começamos a trazer essa culinária diversificada. A gente começa com o happy hour e entra no jantar, mas o foco principal é manter tradições e exigências, a hospitalidade e qualidade, porém adaptando”, diz Bertolucci.
A aliança com o culinarista e apresentador de programas de Tv, Edu Guedes, emprestou também toda a técnica e simpatia dele ao perfil da rede. “Apesar dos 35 anos fizemos investimentos grandes para procurar saber quem é nosso consumidor; identificamos e promovemos uma mudança de comunicação e com isso aprimoramos cada vez mais para sermos mais acertivos. A gente precisava de uma personalidade que tivesse uma identificação com a marca, e o Edu Guedes tem contribuido muito, tem colaborando com a expansão com a imagem dele e desenvolvendo produtos. Estamos no quarto contrato e precisamos expandir isso. Ele conhece, tem o dom da cozinha e vem colaborando muito”, diz o diretor de franquias da Água Doce Sabores.
O crescimento da rede ainda percorre de forma muito eficiente cidades do interior dos estados. São Paulo concentra, por exemplo 63% das operações até pela origem da rede. “A gente tem esse crescimento em espiral porque a gente queremos estar perto e constantemente aprimorando treinamento e reunindo com os franqueados. Com esse custo operacional mais baixo e uma concorrência menor a gente foi crescendo pelo interior do país”, continua o diretor.

Apesar de crescer como o próprio Bertolucci diz, do jeitinho do interior, com calma, mas de forma consistente a Água Doce Sabores está em pleno andamento do plano para crescer 10 lojas praticamente de uma vez, porém esse plano já está até superado e se espera crescer ainda mais este ano. Em formatos de loja Master, que é a loja de rua, um restaurante completo; modelo Express, que é a loja de shopping center e formatos exclusivamente delivery, este último um modelo criado durante a pandemia e que se tornou um novo tipo de negócio que hoje representa 25% do faturamento”.
O ABC já é sondado pela franquia. Cidades como Santo André, São Bernardo e São Caetano estão no radar, principalmente para lojas do tipo Master e também para o modelo criado para shoppings. “Para o ABC o ideal seria o modelo de rua ou restaurantes para praça de alimetação de shopping e a região tem shoppings muito bacanas e fortes”, completa Julio Bertolucci.