
A Livraria e Espaço Cultural Alpharrabio, polo de resistência literária e artística de Santo André, sofreu três ocorrências criminosas em menos de uma semana, entre os dias 1 e 6 de abril, sendo duas invasões concretizadas de furto e uma tentativa frustrada. Em 33 anos de atividade, o estabelecimento nunca enfrentou uma sequência de ataques tão intensa.
Segundo a fundadora e gestora do espaço, Dalila Teles Veras, os episódios somam a um histórico recente de insegurança. “Há menos de seis meses também fomos invadidos. Quebraram o vidro da frente e, por um buraco cercado de cacos, entraram e levaram uma TV, maquininha de cartão e máquina de café. Só o vidro custou mais de R$ 10 mil para repor”, relata.
As ações concretizadas pelos criminosos ocorreram já no dia 1 de abril, em que levaram um aparelho de televisão (doação de familiares após o furto anterior) e outros objetos ainda não inventariados. No sábado (05/04), houve mais uma invasão pelo telhado, e toda a fiação do imóvel foi arrancada. O espaço ficou sem luz, telefone e alarme. Já no domingo (06/04), a polícia interrompeu uma nova tentativa de furto, em que deteve um suspeito. Como alegou estar no local somente para fumar e não carregava objetos consigo, não houve flagrante.
A proprietária critica a ineficácia dos serviços de segurança privada e pública. “Pagamos uma empresa de vigilância patrimonial que não ajuda em nada. Voltaremos ao seguro para cancelar o contrato com essa empresa. Esse serviço seria desnecessário se o governo local cumprisse o que lhe compete, que é cuidar da segurança de seus cidadãos”, comenta.
Pedido de ajuda
Diante dos prejuízos acumulados, a Livraria Alpharrabio busca apoio da comunidade para se reorganizar. Para isso, uma campanha solidária está sendo feita com doações via Pix, por meio da chave: alpharrabio@alpharrabio.com.br.
Quem contribuir com qualquer quantia e quiser receber como recompensa o acesso à oficina online de colagem da artista Cristina Bottallo, pode enviar o comprovante da doação para o e-mail cristina.bottallo@gmail.com.