
Moradores do Condomínio Arco-Íris, localizado na rua dos Vianas, 1545, em São Bernardo, estão preocupados com a segurança após a queda de um galho de grande porte em frente ao Bloco 7 do residencial, por volta das 4h47 da manhã de terça-feira (01/04).
Em entrevista ao RD, a síndica Márcia Cristina relatou que a Defesa Civil foi acionada logo após o ocorrido e autorizou a retirada dos galhos. Ainda segundo ela, o condomínio já havia solicitado a poda das árvores em gestões anteriores, mas sem sucesso.
O terreno vizinho está embargado pela Justiça, e há a necessidade de realizar a poda e amarração de árvores que invadem a área do condomínio. Nos fundos dos dois terrenos, fica a EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Gofredo Teixeira da Silva Telles, que também pode ser afetada.
De acordo com uma moradora do condomínio, que preferiu não se identificar por medo de retaliações, o maior risco é que novos galhos atinjam os veículos estacionados na área interna ou as pessoas que circulam pelo local.
A síndica ainda afirma que galhos já caíram sobre veículos, e, infelizmente, o prejuízo recai sobre o proprietário do carro, já que o responsável pelo terreno não é identificado.
Defesa Civil
Questionada, a Prefeitura de São Bernardo afirmou que as árvores estão localizadas em área particular e que, portanto, a responsabilidade pela manutenção é do proprietário do terreno.
“Em casos de risco iminente de queda de galhos ou árvores, os munícipes podem acionar o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil pelo número 199 para que uma avaliação de risco seja realizada de forma urgente. A execução desses serviços será de total responsabilidade do requerente, ou seja, do proprietário ou responsável pelo imóvel.”
A Prefeitura reforça que quando há a necessidade de intervenção na vegetação, como poda ou remoção, devido a condições fitossanitárias, restrições físicas ou a necessidade de novas construções, o procedimento adequado deve ser seguido conforme a legislação municipal e solicitado junto ao Departamento de Licenciamento Ambiental.