
A escritora e dramaturga Claudia Jordão lança em abril seu novo livro, “Elas, meninas”, com dois eventos no ABC. O primeiro acontece no dia 16 de abril (quarta-feira), às 20h, na Câmara de Cultura Antonino Assumpção, em São Bernardo. O segundo será realizado no dia 26 de abril (sábado), às 11h, na Livraria Alpharrabio, em Santo André. Ambos os encontros contarão com bate-papo com a autora.
‘Elas, meninas’ é um livro de contos que nasce do cruzamento entre literatura e escuta sensível. A obra reúne histórias inspiradas em mais de 50 relatos reais de mulheres que sofreram abuso sexual na infância. A autora transformou essas narrativas em ficções curtas que compartilham situações e perfis de agressores, num esforço literário de dar voz, forma e visibilidade a experiências silenciadas.
A pesquisa que deu origem ao livro foi realizada em 2023, quando Claudia disponibilizou um formulário online para acolher relatos anônimos. Em um mês, cerca de 150 respostas foram recebidas – mais de 80 delas com histórias de abuso.
“A intenção nunca foi contar casos isolados, mas traçar mapas do que se repete: a violência, o silêncio, a dor, mas também a tentativa de reconstrução. É um livro sobre crianças, abuso sexual e sobrevivência”, explica a autora.
A professora Claudia Chigres, da PUC-Rio, que acompanhou a escrita da obra e assina sua orelha, afirma: “‘Elas, meninas’ não é um livro de entretenimento, embora teça histórias. Tampouco é uma obra puramente ficcional, embora recorra à imaginação. Talvez seja um projeto que se transforma em livro, com o objetivo de realizar a difícil tarefa de recontar o que desejamos esquecer”.
Com projeto gráfico de Isabela A. Teles Veras, do Estúdio Fabricando Ideias, a publicação é uma realização da Alpharrabio Edições e foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo de São Bernardo. O livro está disponível para pré-venda no site da editora.