
Nesta sexta (11/4) e sábado (12/4), alunos e professores da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), participam do VI Hackathon Harvard Health Systems Innovation Lab. O evento é organizado no Brasil por um conjunto de instituições, entre as quais a USCS (por meio do Inova USCS) e o hub InovaHC, além da Harvard T.H. Chan School of Public Health (Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard – organizadora mundial do evento), uma das instituições mais prestigiadas do mundo, conhecida por sua excelência acadêmica e pesquisa de ponta. Representando a USCS, serão mais de 50 participantes, entre alunos e docentes, divididos em nove equipes.
O VI Hachathon Harvard, que ocorre desde 2018, reunirá participantes de diversas habilidades e áreas como medicina, engenharia, ciência da computação, tecnologia da informação, economia, ciência de dados, ciências políticas, entre outras – que, durante dois dias, desenvolverão inovações para desafios complexos nos sistemas de saúde. O evento irá ocorrer no Hub InovaHC (São Paulo – SP). Além da USCS e da Universidade de São Paulo (USP), participam estudantes, docentes e profissionais de outras importantes instituições. No total, foram oferecidas 250 vagas para o programa. O processo consistiu em inscrição prévia, seleção e orientações sobre o evento. O grupo que vencer a atividade será contemplado com a incubação de seu projeto em Harvard, por meio do programa BootCamp Venture Incubation.
O evento Hackathon é conhecido no mundo da inovação como um tipo de atividade na qual profissionais de diferentes áreas se reúnem para colaborar intensivamente em projetos de inovação em um determinado segmento. Nele, os participantes formam equipes para criar protótipos de novas aplicações, resolver problemas específicos ou desenvolver novas ideias tecnológicas. Conhecido por seu ambiente dinâmico e criativo, nele, a inovação é incentivada e as habilidades técnicas testadas. Eventos como esse podem oferecer prêmios, oportunidades de networking e até mesmo a possibilidade de transformar uma ideia em um produto real. Durante o VI Hackathon Harvard, os participantes passarão pelas seguintes etapas: identificação do desafio, geração de ideias, formação de times, elaboração da solução e apresentação da solução.
A organização do evento é da Harvard T.H. Chan School of Public Health, do Centro de Estudos em Planejamento e Gestão em Saúde da FGV/EAESP, do Hub InovaHC (operado pela MOSO Venture Builder), juntamente com o Inova USCS. No ano de 2024, o V Hackathon Harvard teve 34 soluções desenvolvidas, três soluções brasileiras premiadas no exterior e mais de 300 participantes.
Sobre o Inova USCS: O Inova USCS é um centro de inovação que visa promover a inovação e a tecnologia nas empresas e startups. Oferece infraestrutura física e serviços que apoiam empreendedores desde a ideia inicial até que o negócio esteja pronto para escalar no mercado. O Inova USCS atua em sete verticais principais: Cadeia produtiva da saúde, Indústria 4.0 e espaços de reconversão, Governo Inteligente, Indústria criativa e cidades inteligentes, Educação e profissionalização, Direito Digital, e Tecnologia da informação e Comunicação.
Sobre o Hub InovaHC: Parte do maior complexo hospitalar da América Latina (HCFMUSP), é um espaço dedicado a transformar a saúde por meio da inovação. Conecta ciência, tecnologia e criatividade para enfrentar os desafios do setor, impulsionando soluções que beneficiem pacientes, profissionais e sociedade.
Sobre a Harvard T.H. Chan School of Public Health: Escola de saúde pública da Universidade Harvard, localizada no Longwood Medical Area de Boston, Massachusetts, reúne experts de diversas disciplinas para educar novas gerações de líderes globais em saúde e produzir ideias que melhoram a vida e a saúde das pessoas em todo o mundo. Tem por missão promover a saúde pública por meio do aprendizado, descoberta e comunicação. Para cumprir essa missão, a Escola produz conhecimento por meio de pesquisas, reproduz conhecimento por meio do ensino superior e traduz o conhecimento em evidências que podem ser comunicadas ao público, formuladores de políticas e profissionais para promover a saúde das populações.