
Em comemoração aos 100 dias de governo, São Bernardo celebrou a data com um importante marco na infraestrutura da cidade: a concretagem de parte do Viaduto Estaiado Robert Kennedy, que está prestes a criar uma nova conexão entre a região da avenida Piraporinha e do Corredor ABD. Em ritmo acelerado, as obras no local tiveram avanço significativo neste ano e caminham para a fase final, com entrega prevista para o segundo semestre de 2025.
Com investimento de aproximadamente R$ 200 milhões, viabilizados por meio de convênio entre a Prefeitura e o governo do Estado de São Paulo, o viaduto representa uma transformação simbólica na mobilidade urbana do município. Localizado entre os bairros Planalto e Jordanópolis, o novo eixo viário vai interligar a avenida Robert Kennedy ao futuro Corredor Marginal Ribeirão dos Couros, em construção, beneficiando, principalmente, trecho de divisa entre São Bernardo e Diadema.
A estrutura contempla dois viadutos estaiados e dois convencionais, que totalizam 600 metros de extensão, construídos sobre a avenida Piraporinha, e garantem a ligação direta com vias estratégicas de São Bernardo. O impacto no trânsito será expressivo: a expectativa é de que cerca de 20 mil viagens diárias passem a utilizar o novo acesso, o que vai aliviar especialmente o tráfego intenso da avenida Piraporinha, em seu cruzamento com a própria Robert Kennedy, contemplando também moradores dos bairros Paulicéia, Taboão e Jordanópolis.
Expansão
Com foco no planejamento urbano a longo prazo, a gestão municipal já anunciou a implantação de um novo viaduto estaiado, que terá como objetivo desafogar o trânsito no entorno do Paço Municipal. O projeto, já finalizado e em fase de licitação, prevê a ligação direta entre a avenida Lucas Nogueira Garcez e a avenida Pereira Barreto — dois dos principais corredores viários de São Bernardo.
O novo viaduto terá investimento superior a R$ 200 milhões, com financiamento do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), e deve ser concluído em até 30 meses após o início das obras. A intervenção integrará o pacote de soluções viárias para melhorar o tráfego na região central e fortalecer a conexão com os municípios vizinhos, especialmente Santo André e Diadema, por meio das avenidas Pereira Barreto e Anchieta.