
Após o encerramento dos campeonatos estaduais, equipes do país se preparam para o início dos campeonatos nacionais, seja na busca pelo título ou pelo acesso a outras séries. No ABC não é diferente: sete equipes já se preparam para seguir na temporada — São Bernardo, Água Santa, Mauá FC, Grêmio Mauaense, EC São Bernardo, AD São Caetano e EC Santo André.
O São Bernardo inicia sua terceira participação na Série C do Campeonato Brasileiro neste domingo (13/04), contra o ABC-RN, no Estádio Primeiro de Maio. Desde 2024 no Tigre do ABC, o zagueiro Pedro Carrerette disputa sua terceira Série C, mas a primeira pela equipe.
“Será muito especial. Mesmo já disputado a competição duas vezes, será a primeira pelo São Bernardo, e estou motivado”, declara o zagueiro, que jogou a Série C em anos anteriores por Novorizontino e Botafogo-PB. Após chegar às quartas de final do Paulistão como líder de grupo, sendo eliminado pelo Palmeiras, o São Bernardo iniciou sua preparação para a Série C, sob comando do técnico Ricardo Catalá. Apesar das mudanças no elenco, Pedro Carrerette acredita que a comissão técnica aproveitou bem o tempo de trabalho.

Netuno mira acesso na Série D do Brasileiro
Único representante do ABC na Série D do Brasileirão, o Água Santa integra o Grupo A6, junto de Rio Branco de Vitória (ES), Nova Iguaçu (RJ), Boavista (RJ), Pouso Alegre (MG), Maricá (RJ), Porto Vitória (ES) e Portuguesa (SP). A estreia está agendada para o dia 19 de abril (sábado), na Arena Inamar, com horário a confirmar.
Desde o fim do estadual, o clube anunciou 14 reforços com passagens por equipes tradicionais. Entre os nomes estão o atacante Ademilson (ex-São Paulo e Avaí), o meia Marco Antônio (ex-Remo), o goleiro Luan (ex-Guarani) e o zagueiro Renan Castro (ex-Amazonas). O centroavante Daniel Bahia, outro recém-chegado, já marcou gols em jogos-treino com boas expectativas para a temporada. “Fiquei muito feliz com a recepção dos jogadores e comissão técnica. Isso me dá confiança para fazer uma boa temporada. O torcedor pode esperar muita raça, garra e, principalmente, gols”, diz.
Outros atletas que reforçam o grupo: Gabriel Silva (atacante, ex-Vila Nova), Netinho (meia, ex-Paysandu), Guilherme Lazaroni (lateral-esquerdo, ex-Ituano), Willen (atacante, ex-Port), Mike (atacante, ex-CRB), Diogo Batista (lateral-direito, ex-Remo), Fábio Sanches (zagueiro, ex-Botafogo-SP) e Luan (meia, ex-Ponte Preta). O elenco também conta com o jovem Higor Farias, atacante revelado pelo Corinthians e campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2024.

ABC na Copa Paulista
A FPF (Federação Paulista de Futebol) ainda não divulgou a tabela da Copa Paulista. Porém, EC Santo André, EC São Bernardo e AD São Caetano já se preparam para a competição, com objetivo de ressignificar o ano, após eliminações em todas as disputas anteriores.
Após disputar a Série A2 do Paulistão, o Ramalhão mira uma campanha sólida na Copa Paulista. Com histórico de bons desempenhos, busca usar o torneio como trampolim para retornar ao cenário nacional. A preparação inclui a manutenção do elenco e diálogo com a prefeitura para fortalecer o projeto esportivo da cidade.
Vivendo uma fase de reconstrução, o AD São Caetano também disputa a Copa Paulista. Após passagem pela Série A4 do Paulistão, o Azulão aposta no torneio como chance de reerguer sua trajetória. A diretoria trabalha para montar um elenco competitivo e voltar às divisões nacionais nos próximos anos, preparando anúncios nos próximos dias. O EC São Bernardo, que disputou a Série A3 do Campeonato Paulista, segue o mesmo caminho do rival regional.

Grêmio Mauaense e Mauá FC na 2ª divisão do Paulista
Duas equipes de Mauá disputarão a 2ª divisão do Paulista. O Grêmio Mauaense estreia no dia 19 de abril (sábado), às 15h, fora de casa contra o União Mogi. Com elenco motivado e ciente da importância da jornada, a equipe busca o acesso à Série A4 e a retomada das glórias do passado. Para isso, contratou o centroavante Weslley, com passagem pelo tradicional Bangu.
O atleta chama a atenção do clube não somente pelo faro de gol, mas também pelo apelido curioso: BaloWeslley, em referência ao artilheiro italiano Mario Balotelli. “Desde pequeno me comparam com o Mario. Estilo de jogo, faro de gols e até fisicamente dizem que pareço. É uma honra, pois ele é um grande goleador. Espero reviver aqui as glórias de 85 e 2003 e também me tornar um ídolo no clube”, afirmou.
O Mauá FC também estreia no dia 19 de abril (sábado), às 15h, contra o Manthiqueira, no Estádio Municipal Pedro Benedetti. A equipe está no Grupo C, que conta também com ECUS, União Mogi e o rival Grêmio Mauaense.
Estatísticas – Segundo levantamento do Sambafoot, nos últimos cinco anos do Campeonato Paulista, o Tigre foi a equipe que mais marcou gols: 58 no total, sendo 32 como mandante, em 50 jogos. Em seguida, aparece o Ramalhão, que marcou 38 gols em 51 partidas, com 15 em casa. O Azulão fecha o top 3, com quatro gols em 12 jogos — apenas um como mandante.