
Nesta sexta-feira (11/04), a deputada estadual Ana Carolina Serra esteve em São Bernardo para anunciar a destinação de uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão voltada a programas de saúde feminina no município. Em reunião com o prefeito Marcelo Lima, a deputada reafirmou seu compromisso com a cidade e ressaltou que a atenção à saúde da mulher é uma das prioridades de seu mandato. Ela destacou que sua primeira lei instituiu o Programa Saúde da Mulher Paulista, com foco na integração e no fortalecimento das ações de saúde para mulheres nos municípios do estado.
O prefeito Marcelo Lima agradeceu à deputada pelo repasse e demonstrou confiança na boa aplicação do recurso e afirmou que, em breve, anunciará como o valor será utilizado. Ana Carolina Serra ainda destacou que o ABC é uma região prioritária em seu mandato, com 90% das emendas parlamentares destinadas à região nos últimos dois anos — um total de R$ 58,5 milhões. Deste montante, parte significativa teve como destino ações voltadas à saúde, segurança e empreendedorismo feminino.
Clóvis Girardi lança estudo sobre a Tarifa Zero em Santo André
Na segunda-feira (14/04), às 18h30, a Câmara Municipal de Santo André sediará o lançamento de um estudo inédito sobre a viabilidade da Tarifa Zero na cidade, liderado pelo vereador Clóvis Girardi (PT) em parceria com a organização Jevy Cidades, do especialista Giancarlo Gama. A proposta visa tornar o transporte público gratuito e acessível para toda a população, promovendo justiça social, desenvolvimento urbano e melhoria na qualidade de vida. Caso implementado, Santo André se tornará a segunda maior cidade do mundo a adotar o sistema, e o estudo analisará aspectos técnicos, fontes de financiamento e os recursos necessários para viabilizar o projeto.
Pressão de umbandistas tem vitória parcial sobre espaço no Cemitério Municipal
Na segunda-feira (07/04), fiéis de terreiros de Diadema e região realizaram a 1ª Caminhada de Maria Padilha – Todos Contra a Intolerância Religiosa, em defesa da liberdade religiosa e do uso noturno de um espaço no Cemitério Municipal para cultos de religiões afro-brasileiras. A manifestação pacífica teve início na Vila Conceição e seguiu até o centro da cidade, cobrando da prefeitura a reabertura do local, que havia passado a fechar às 17h por corte de horas extras. Após o protesto, o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo de Souza, autorizou a reabertura e acertou com os líderes religiosos o uso noturno do espaço em dias específicos, com apoio de funcionária da pasta.