
O ano de 2024 foi extremamente positivo para o Centro Universitário Fundação Santo André. A tradicional instituição de ensino do ABC obteve 1400 novas matrículas em seus cursos de graduação e pós-graduação, passando a 4.000 alunos ativos. A gestão liderada pelo Professor Rodrigo Cutri criou uma série de encontros para se aproximar da comunidade local e estudantes das escolas públicas e privadas das sete cidades do ABC.
O encontro “Tô na FSA”, que leva para dentro da Fundação, estudantes e professores das escolas da região registrou mais de 1.500 alunos impactados e cerca de 60 escolas. A reitoria subsidia o transporte e alimentação para os visitantes que têm a oportunidade de conhecer o campus, assistem palestras com os coordenadores sobre as diversas profissões e ainda podem realizar um teste vocacional gratuito. “Temos uma trajetória de mais de 60 anos impactando vidas pela educação e desenvolvendo a cidadania dos jovens da região. Transformar vidas pela educação faz parte do compromisso da Fundação com a Comunidade do ABC”, afirma o Professor Rodrigo Cutri, reitor do Centro Universitário. Este ano marcou também as reaberturas dos cursos de Química e Ciências Econômicas, seis novas turmas de Psicologia, três novas turmas de Engenharia e a primeira turma matutina de Ciência da Computação.
E a iniciativa não se restringe apenas ao Campus. A equipe da Fundação Santo André participa de mais de 40 feiras anuais do mercado de educação, o que amplia a presença da marca FSA no mercado e no ecossistema educacional. Além disso, foram realizadas em 2024, 23 palestras em colégios da região e a recepção de cinco trilhas de conhecimento, que são visitas guiadas de escolas ao Campus da Vila Príncipe de Gales.
Para receber e acolher o número crescente de novos estudantes e melhorar o atendimento dos veteranos, a gestão da Fundação Santo André investe continuamente em melhorias no campus e na grade curricular. Atualmente a FSA possui nota máxima (5) no MEC e infraestrutura de ponta, com um corpo docente formado por doutores com larga experiência no mercado de trabalho. A tecnologia também é um dos pontos fortes da instituição. Todos os alunos têm aulas de Inteligência Artificial, fator preponderante para entrar num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e tecnológico.
O Centro Universitário ainda mantém diversos serviços comunitários gratuitos para a população. Entre os destaques, o Núcleo de Práticas Jurídicas, a Clínica Escola de Psicologia, o Núcleo de Apoio Fiscal, a Empresa FSA Jr., o Escritório Modelo de Arquitetura, o Escritório de Sustentabilidade e a Agência Modelo de Publicidade, consolidando o aprendizado por meio de experiências reais.