
A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano realizou, entre 7 e 11 de abril, o curso de Motopatrulhamento Avançado para Rotam (Rondas Táticas com Apoio de Motocicletas). A capacitação contou com a participação de 35 agentes das GCMs de seis municípios: São Caetano, Santo André, São Bernardo, Mauá, Santos e Rio Grande da Serra.
Promovido pela DEF (Divisão de Ensino e Formação) da GCM de São Caetano, o curso foi ministrado por instrutores da própria Rotam do município. As atividades foram realizadas em diferentes locais, incluindo a sede da GCM de São Caetano, uma área ampla cedida por uma empresa parceira em São Bernardo, ideal para as práticas de pilotagem, e estande de tiro também localizado em São Bernardo, garantindo a execução completa das técnicas abordadas.
O objetivo do curso foi capacitar os guardas municipais para atuarem de forma mais segura e eficiente no patrulhamento com motocicletas, veículo que exige atenção redobrada e preparo técnico contínuo.
O conteúdo programático incluiu temas essenciais como as funções dos integrantes da equipe de patrulhamento, pilotagem prática, slalom, frenagem com mudança de direção, escolta, formação de batedores, deslocamento em comboios, procedimentos de abordagem, treinamento de tiro embarcado e uso tático da motocicleta em situações de confronto.
A cerimônia de encerramento ocorreu no dia 11 de abril, na Praça dos Estudantes, localizada em frente à Câmara Municipal. O evento contou com a presença de autoridades municipais como o secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva; o comandante-geral da GCM, Sérgio Ramos Vieira; o delegado titular, Marcelo Caio Ferrari; o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, capitão PM Ronaldo Sales Santana; o presidente da Câmara Municipal, Carlos Humberto Seraphim; além de demais vereadores, representantes de empresas parceiras e representantes da GCMs representantes.