
Se você está em busca de conexão com a natureza, paisagens de tirar o fôlego e experiências que renovam corpo e alma, o feriado de Páscoa é a desculpa perfeita para cair na estrada. Selecionamos quatro roteiros que combinam aventura e contemplação.
1 – Prepare-se para uma imersão em um dos cenários mais impactantes do Cerrado brasileiro. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um convite à contemplação de cânions, trilhas, cachoeiras e formações rochosas. O destino é perfeito tanto para aventureiros quanto para quem quer apenas relaxar da rotina estressante do dia-a-dia.
A trilha dos Saltos do Rio Preto, que leva a uma vista espetacular da cachoeira com mais de 120 metros de queda.
2 – Paraíso para os amantes de ecoturismo e montanhismo, o Parque Nacional do Itatiaia, o mais antigo do Brasil, é dividido em Parte Baixa (ideal para famílias) e Parte Alta (favorita dos montanhistas), opção certeira para quem deseja explorar trilhas, tomar banhos de cachoeira e – se estiver em forma – se aventurar na escalada ao famoso Pico das Agulhas Negras. A diversidade da fauna e flora completa o cenário, tornando a visita inesquecível.
O circuito das Cachoeiras da Parte Baixa e a vista do Mirante do Último Adeus.
3 – Refúgio cercado de montanhas e com clima de interior mineiro, o Parque Estadual do Ibitipoca é famoso por suas trilhas bem sinalizadas, grutas e poços d’água. Um lugar que convida a desacelerar e aproveitar cada passo da caminhada com olhos atentos à natureza. A atmosfera bucólica da vila de Conceição do Ibitipoca complementa a experiência com charme e tranquilidade.
A trilha da Janela do Céu, que leva a uma vista cinematográfica com uma queda d’água no alto de um penhasco.
4 – Unidade de Conservação localizada no Parque Estadual da Serra do Mar, distante apenas uma hora da capital paulista, Caminhos do Mar é formado por trilhas que ligam o planalto ao litoral. Ao longo da caminhada, é possível conhecer monumentos alusivos ao período da Independência do Brasil. Além do aspecto histórico-cultural, o parque é cercado pela exuberante Mata Atlântica e oferece atrativos que vão além das trilhas, como cicloturismo, esportes náuticos e a Tirolesa Voo da Serra, a única em operação dentro de um parque natural em São Paulo. São mais de 500 metros de descida em meio à paisagem exuberante da serra.
A vista do mirante da Calçada do Lorena, por onde D. Pedro I passou em direção ao Ipiranga em 1822.