
São Bernardo acaba de entregar 20 novos ônibus, em ação conjunta com a concessionária do sistema municipal. Durante o ato, o prefeito Marcelo Lima anunciou, ainda, a sanção da lei que garante gratuidade no transporte para idosos entre 60 e 65 anos.
Com investimento de quase R$ 20 milhões, os novos ônibus de transporte coletivo de São Bernardo são equipados de acessibilidade para cadeirantes, ar-condicionado, tomadas USB, janelas fumês e quatro câmeras de monitoramento 24 horas. Além de substituir parte da frota antiga, os novos veículos elevam o padrão de qualidade do serviço prestado à população.
Com essa entrega, São Bernardo chega a 35 ônibus novos só em 2025, com a meta de ultrapassar 100 unidades até o fim do ano. No total, a frota é composta por 380 veículos em operação.
Durante a manhã, grupos de idosos atendidos por programas de São Bernardo ou que frequentam espaços do município tiveram um café da manhã especial no Cenforpe. Em seguida, os idosos fizeram um trajeto simbólico a bordo dos novos veículos até a Esplanada do Paço.
Quem esteve no encontro sentiu esse cuidado de perto. A munícipe Silvana Zanin, de 62 anos, elogiou a iniciativa. “Esses ônibus são muito confortáveis, arejados, não têm aquele calor abafado. E a gratuidade pra nós, que estamos nesta faixa de idade, faz muita diferença. A gente não ganha mais como antes, tem mais gastos com saúde, e esse tipo de política ajuda demais”, relato a idosa.
A nova legislação da gratuidade, sancionada no fim de março, garante o benefício em todas as 67 linhas municipais. O objetivo é proporcionar mais autonomia, qualidade de vida e segurança para a população idosa.
Novas unidades:
As novas unidades da frota municipal serão distribuídas nas seguintes linhas:
– 10 ônibus para a linha 16 (Terminal Rudge Ramos – Terminal Alvarenga)
– 8 ônibus midi para a linha 53 (Terminal Selecta – Terminal Rudge Ramos)
– 2 ônibus midi para a linha 04 (Terminal Rudge Ramos – Terminal Paço)