
O projeto “Integração e Inovação na Gestão de Dados em Saúde: O Caso de São Caetano”, desenvolvido em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), foi credenciado para representar o Estado de São Paulo na 20ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS, promovida pelo Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde). O evento acontecerá em junho, em Belo Horizonte.
A escolha foi anunciada durante o 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Cosems/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), realizado na semana passada, em Santos, com o tema “A Nova Gestão Municipal na Era Digital”.
Ao todo, a Secretaria de Saúde de São Caetano apresentou 12 experiências exitosas, todas voltadas à melhoria da gestão e do atendimento na área da saúde. A experiência credenciada destaca-se por seu modelo pioneiro de gestão integrada de dados em saúde, que centraliza informações em um sistema unificado, com o objetivo de qualificar o atendimento ao cidadão por meio de tecnologias digitais e inteligência na tomada de decisões.
Além da experiência credenciada, outras 11 experiências do município foram apresentadas na 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos municípios. Entre eles, estão o Programa SerTrans, voltado ao atendimento da população trans; Territórios Conectados; e Combater a Dengue e Proteger a Vida: a experiência de São Caetano durante a epidemia de 2024.
O congresso reuniu representantes dos 645 municípios paulistas, além de autoridades nacionais e especialistas do SUS, consolidando-se como um dos mais importantes espaços para a troca de experiências e o fortalecimento das boas práticas em saúde pública no país.