
A cineasta Lygia Barbosa, que assina a direção do documentário “Laerte-se” e da série “Mar Brasil”, é a homenageada deste mês no Cineclube ELCV – Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som). A programação traz nesta quinta-feira (17/04), o documentário “Sabores do templo, a simplicidade da cura”, às 18h, e “Laerte-se”, às 20h. No dia 24 (quinta-feira), o Cineclube exibe o documentário “Mar Brasil”, às 18h, e “Haenyeo – A força do mar”, às 20h. A exibição, gratuita, acontece na sede da Escola Livre de Cinema e Vídeo, que fica no espaço A Casa (Avenida Industrial, 1.740 – Bairro Campestre).
“Sabores do templo, a simplicidade da cura”, que abre a programação nesta quinta-feira, foi dirigido e produzido por Lygia em 2019, quando a cineasta foi vencedora do edital da Kocca – Korea Creative Content Agency (Agência Coreana de Conteúdo Criativo). No documentário, Lygia proporciona uma viagem aos templos budistas na Coreia do Sul, onde três monjas compartilham conhecimentos milenares fazendo um mergulho na relação do ser humano com a natureza, com o outro e com seu corpo. As monjas ensinam que o equilíbrio dos hábitos alimentares é a chave para a nossa saúde do corpo, mente e a preservação do planeta.
Ainda nesta quinta-feira, mas às 20h, é a vez da exibição de “Laerte-se”, o documentário sobre a cartunista Laerte, que se assumiu transexual em 2010, aos 60 anos. Dirigido por Lygia Barbosa e Eliane Brum, o filme é construído a partir de depoimentos concedidos na casa da própria cartunista e de cenas de seu cotidiano. Laerte fala sobre a convivência com os pais e com os filhos, conta como foi a descoberta de ser trans e reflete principalmente sobre a sua relação com o próprio corpo. Foi o primeiro documentário brasileiro produzido pela Netflix.
O documentário “Mar Brasil”, produção da Ocean Films, será exibido no dia 24 (quinta-feira), às 18h. A obra percorre o litoral brasileiro para mostrar o que comunidades tradicionais, pesquisadores e instituições estão fazendo para enfrentar as enormes ameaças ao mar e atuar na defesa da biodiversidade marinha e da preservação do Atlântico Sul. Lygia é voluntária do conselho fundador da Liga das Mulheres pelo Oceano.
Para encerrar a programação, o Cineclube traz o documentário “Haenyeo – a força do mar”, também produzido por meio do edital da Kocca, no dia 24, às 20h. A obra acompanha o premiado fotógrafo brasileiro Luciano Candisa em uma jornada para conhecer a história de um grupo de mulheres que vivem do mar. Candisani parte para uma ilha na Coreia do Sul chamada Jeju, onde ele encontra as Haenyeos, as mulheres do mar, que seguem uma tradição secular: mergulham utilizando apenas o ar de seus pulmões, a fim de colher produtos marinhos. É assim que ganham dinheiro para criar seus filhos e sustentar suas famílias, sem causar danos ao meio ambiente.
Cineclube ELCV / Pontos MIS
Dia 17/4 (quinta-feira)
18h – ‘Sabores do templo, a simplicidade da cura’ (2019, 64´)
20h – ‘Laerte-se’ (2020, 100’)
Dia 24/4 (quinta-feira)
18h – ‘Mar Brasil’ (60’)
20h -‘Haenyeo – a força do mar’ (100´)
Classificação: 12 anos
Gratuito
Local: A Casa (Centro Artístico de Santo André)
Endereço: Avenida Industrial , 1.740 – Campestre
Gratuito