
Dentro do conceito de valorização de profissionais da educação da cidade, São Bernardo retomará oficialmente o Cenforpe como centro de formação de colaboradores do setor e obteve, nesta quarta-feira (16/04), aval legislativo para criação de um auxílio especial aos servidores. O projeto de lei do Executivo, aprovado por unanimidade na Câmara, institui um auxílio no valor de R$ 100, destinada a profissionais que participarem de cursos mensais de formação promovidos pelo município.
Com a autorização, o projeto tende a ser sancionado nos próximos dias pelo prefeito Marcelo Lima. A medida visa, além da valorização docente, estimular o aperfeiçoamento dos servidores da Educação. Os cursos serão ministrados no Complexo do Cenforpe, nas dependências da Efope (Escola de Formação dos Profissionais de Educação), em passo simbólico do resgate do equipamento municipal para formação de profissionais da área, modelo que estava abandonado.
Para incentivar a participação dos profissionais da Educação, a Prefeitura envio à Câmara o projeto de lei, já aprovado, que garante o auxílio de R$ 100 por aula para cada profissional que participar das formações da escola de formação.
A iniciativa visa fortalecer a educação pública, ao reconhecer a importância da formação continuada como ferramenta essencial para o desenvolvimento profissional dos educadores. O retorno do Cenforpe à sua função original representa um avanço significativo na política de valorização do magistério, oferecendo um espaço estruturado para a troca de experiências, atualização pedagógica e aprimoramento de práticas em sala de aula. O valor do auxílio especial corresponde a R$ 100 por participação, com pagamento mediante atestação da efetiva nos eventos formativos. Esse auxílio não é incorporado aos vencimentos.
A proposta da gratificação está alinhada à meta 15 do Plano Nacional da Educação, que prevê a garantia de formação continuada aos profissionais da Educação. A iniciativa busca recompor despesas relacionadas à participação nas formações promovidas pelo município, com impacto direto na melhoria da qualidade do ensino.