
A segunda edição do curso de Gestão Cultural: Cultura e Território, contemplado pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB 2024, idealizado pelo gestor cultural e guia de turismo Neri Silvestre, está com inscrições abertas até segunda-feira (21/4). A iniciativa tem o intuito de capacitar e sensibilizar profissionais e fazedores de cultura a fim de fortalecer a atuação cultural nas comunidades e impulsionar o desenvolvimento local.
Em sua primeira edição mais de 30 pessoas realizaram o curso, entre articuladores culturais, artistas e representantes de coletivos do ABC e São Paulo, entre mais de 100 inscritos.
O curso pretende promover a autonomia dos participantes para que saibam executar seus próprios projetos. Os alunos aprenderão a elaborar desde a justificativa ao plano de trabalho, que inclui estratégia de comunicação, prestação de conta, cronograma e orçamento, no entanto, o foco principal está em ampliar uma rede capaz de debater a cultura no seu sentido amplo, para além de editais culturais.
Desde seu ativismo na área cultural, há mais de 20 anos, Neri presenciou alguns avanços: a regulamentação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), a criação da Lei Política Nacional de Cultura Viva, a Lei Paulo Gustavo (LPG) e a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), porém, para o articulador é fundamental integrar as pessoas, principalmente as camadas sociais menos favorecidas, ao aparato do controle social, para que elas possam incorporar suas instâncias.
O curso é formado por professores de lugar e vivências diversificadas, como os mestres Inti Queiroz, Silvia Passarelli, Neri Silvestre, Ana Paula do Val, Zé Renato e Ana Mesquita, que apresentarão conteúdos de Política Nacional Aldir Blanc, Política Nacional de Cultura Viva, Políticas setoriais de cultura (livro e leitura e patrimônio cultural), Participação social e o controle social, Acessibilidade, Mapeamento e indicadores culturais.
Com carga horária total de 60 horas, o curso será ministrado no modelo presencial, no Ponto de Cultura Sarau na Quebrada, na periferia do Jardim Santo André, com início marcado para o dia 26 de abril, as inscrições se encerram até o 21 de abril, ou até as vagas serem preenchidas. Os detalhes das informações estarão na página do projeto: https://www.instagram.com/
Endereço: rua Galiléia, 66, Jardim Santo André
Local: Espaço na Quebrada