
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) divulgou quarta-feira (16/4) do Diário Oficial do Estado de São Paulo a realização do primeiro leilão de inservíveis de 2025, com expectativa de arrecadação de R$ 5,1 milhões.
O certame está previsto para o dia 09/5/2025 e o edital, que permite a aquisição dos itens por pessoas físicas e jurídicas, está disponível nos endereços https://sis.cptm.sp.gov.br/
Neste leilão serão oferecidos 82 lotes de itens inservíveis (que não possuem mais utilidade para a CPTM). Os principais itens leiloados serão dormentes de madeira, trilhos, sucata de cobre, aço e ferro, bronze, sucata ferrosa de via permanente de grande volume; além de materiais diversos, como transformadores, luminárias, motores, e suportes para câmera.
Na CPTM, os leilões são realizados e coordenados pela Gerência de Logística e pelo Departamento de Almoxarifados e se apresenta como uma importante fonte de receita não tarifária para a Companhia.
“Os benefícios dos leilões de inservíveis vão muito além da receita não-tarifária: os certames possuem benefícios ambientais, como a reutilização e reciclagem de materiais pelos arrematantes, a redução de emissão de CO2 para a atmosfera e a economia de recursos naturais”, diz Michael Cerqueira, presidente da CPTM.