
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) abriu inscrições para o curso gratuito “O Atendimento à Mulher com Deficiência Vítima de Violência”, para profissionais da rede de apoio, como promotores, delegados, assistentes sociais, entre outros. A iniciativa integra a plataforma ‘Escola da Inclusão’, fruto de parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Com aulas online e gratuitas, as inscrições vão até 17 de maio e estão disponíveis no site: https://apps.univesp.br/sdpd/
“É necessário que todos os profissionais que lidam com vítimas de violência saibam como receber e lidar com mulheres com deficiência, fazer os encaminhamentos necessários e prestar as orientações adequadas. O curso traz aspectos importantes para que, em momentos tão sensíveis, estas pessoas recebam atendimento adequado”, afirma Caroline Reis, coordenadora do programa TODAS in-Rede da Secretaria.
As aulas são ministradas por especialistas no tema e divididas em quatro módulos, com conteúdos gravados, indicação de material pedagógico e supervisores. O curso inclui capacitações sobre marcadores sociais de gênero e raça, capacitismo, história da mulher com deficiência, tipos de deficiência (intelectual, TEA, auditiva, visual, surdocegueira, física), legislação e tipificação da violência, escuta qualificada, acessibilidade, tecnologias assistivas e comunicação alternativa, destacando a importância do trabalho em rede.
Como parte da Escola da Inclusão, o curso é desenvolvido com ferramentas de acessibilidade, como libras e audiodescrição, e conta com certificação. As aulas ficam disponíveis a partir de 24 de maio e terminam em 24 de agosto.
Escola da Inclusão
Diante da missão de proporcionar um ambiente educacional acessível e acolhedor para pessoas com e sem deficiência, a escola busca capacitar indivíduos para que se tornem agentes de mudança em suas comunidades. O objetivo da Escola da Inclusão é formar cidadãos comprometidos com as causas das pessoas com deficiência, como a acessibilidade comunicacional, empregabilidade e liderança. A escola é projetada em ambiente virtual exclusivo da Univesp para garantir a participação plena de pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais e intelectuais.
TODAS in-Rede
O programa TODAS in-Rede foi criado em 2020 e oferece cursos voltados diretamente às mulheres com deficiência com temas sobre trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos; e curso de capacitação voltado aos profissionais que atuam em redes de proteção e lidam com mulheres com deficiência que foram ou são vítimas de violência. Mais informações no site https://pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/.
Inscrições
Período de inscrições: até 17/05
Período de aulas: de 24/05 até 24/08
Link para inscrição: https://apps.univesp.br/sdpd/