ABC - quarta-feira , 23 de abril de 2025

Rússia protesta contra testes de mísseis do Japão perto de suas fronteiras e ameaça retaliação

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia manifestou objeção contra os planos de Tóquio de realizar exercícios militares com mísseis próximos ao território russo. O departamento manifestou sua posição em um comunicado entregue à Embaixada do Japão em Moscou nesta quinta-feira (17/04).

Segundo o comunicado, o governo russo condena os testes previstos para junho na ilha de Hokkaido, que incluirão o lançamento de mísseis a partir de sistemas costeiros com alcance de até 200 km. Para Moscou, a atividade é “provocativa” e representa uma “ameaça potencial à segurança nacional”, especialmente por ocorrer “nas imediações das fronteiras da Federação da Rússia”.

Newsletter RD

O texto também afirma que ações como essa “contribuem para o aumento da tensão no Nordeste Asiático e na região Ásia-Pacífico como um todo” e são “absolutamente inaceitáveis”. Moscou ainda adverte que “se reserva o direito de adotar todas as contramedidas necessárias para neutralizar ameaças à sua segurança” em suas fronteiras no leste. A declaração, no entanto, não especifica quais medidas poderiam ser adotadas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes