
A Prefeitura de São Bernardo iniciou nesta quinta-feira (17/4) operação especial voltada ao feriado da Semana Santa. A Guarda Civil Municipal (GCM), em ação conjunta com a Romu (Ronda Ostensiva Municipal), intensificará o policiamento em pontos estratégicos da cidade.
A ação é coordenada pela Secretaria de Segurança de São Bernardo, e como finalidade inibir práticas criminosas durante o período de Páscoa e Tiradentes. Com efetivo de 44 guardas e 20 viaturas, a operação segue até a próxima segunda-feira (21).
Operações em 2025
Em conjunto com a Polícia Militar, desde a segunda quinzena de janeiro, as principais vias da cidade estão sendo monitoradas, com ronda ostensiva nos períodos de maior concentração de pessoas nos pontos de ônibus, garantindo a segurança da população que usa o transporte público.
O programa prepara o direcionamento de 59 câmeras para o videomonitoramento das principais paradas de ônibus nos horários de maior movimentação de pessoas. São Bernardo conta, atualmente, com 429 câmeras espalhadas por toda a cidade.
Operações integradas
A GCM, em conjunto com a Polícia Militar e Civil, já realizou 10 operações; enquanto que com a Guarda Ambiental já foram realizadas duas operações contra a caça de animais silvestres e extração ilegal de palmito no entorno da Represa Billings.
Operação Dorme Bem
Lançada no último final de semana, visa garantir a ordem pública e o sossego dos moradores em seu período de descanso. A GCM, em parceria com a Romu, além de agentes da vigilância sanitária e de outras secretarias, caso necessário, fazem vistoria e fiscalização em estabelecimentos comerciais.
As ações do Dorme Bem incluem patrulhamento preventivo, saturação de viaturas em pontos sensíveis, bloqueios em vias públicas com grande fluxo de pessoas e abordagens a veículos com som alto. Toda a operação é guiada por dados do serviço de inteligência da corporação e por denúncias feitas pelos próprios moradores.